O camponês, o rural e o agronegócio – diversas abordagens na geografia agrária brasileira
Palavras-chave:
Geografia Agrária, campesinato, epistemologia.Resumo
Este artigo advém da discussão feita no trabalho de mestrado intitulado “Espaço e Habitus no sertão goiano: o povoado de Pouso Alto”, que subsidiou o levantamento e análise das diferentes abordagens sobre o rural brasileiro na Geografia Agrária. O objetivo principal foi pontuar os elos de ligação entre a realidade socioespacial do país e a leitura acadêmica da questão agrária. Feito isso, dissertou-se sobre as categorias no campo em tempos e espaços do agronegócio. Consultou-se uma ampla bibliografia, composta por livros, periódicos e demais materiais disponibilizados eletronicamente. O estado-da-arte esclareceu as concepções de camponês/campesinato na Geografia, que comparecem nas diferentes correntes epistemológicas dessa ciência, ressaltando, sobretudo, a dimensão política presente nas abordagens e as particularidades do camponês na atualidade.Downloads
Como Citar
Marques, A. C. de O., & Silva, R. L. B. R. da. (2014). O camponês, o rural e o agronegócio – diversas abordagens na geografia agrária brasileira. Revista Interface (Porto Nacional), (07). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/692
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).