GEOGRAFIA E PATRIMÔNIO: ASPECTOS DIALÓGICOS NO PROCESSO DE TOMBAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL/TO.

Autores

Resumo

Este artigo trata da concepção geográfica do patrimônio cultural, elucidando a forma como foi tombado o centro histórico de Porto Nacional/TO, em especial, os aspectos dialógicos entre o Iphan, moradores e proprietários de imóveis do lugar, tendo como base o dossiê de tombamento. Inicia-se essa discussão a partir de ponderações sobre a participação da Geografia no processo de produção na temática do patrimônio. Ao mesmo tempo, destaca-se a maneira como ocorreu o ato de proteção, assim como, a exclusão dos atores sociais no processo, exposto tanto no documento de proteção, quanto nos depoimentos dos habitantes do lugar. Conclui-se enfatizando a dicotomia entre as atuais políticas universais do patrimônio e o estudo de caso.

Biografia do Autor

Antonio dos Santos Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Antonio Miranda dos Santos   Biography

Antonio Miranda dos Santos, natural de Cristalândia/TO. É Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, UFT, Graduado em História com Especialização em História Social. Professor da Rede Pública de Ensino. Atuou na área de patrimônio cultural por 17 anos, desempenhando suas funções como técnico e gestor de patrimônio cultural, tanto na Esfera Estadual como na Esfera Federal.
Nessa trajetória, foi Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Tocantins, Diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural do Tocantins, Superintendente de Patrimônio Material e Imaterial da Secretaria da Cultural do Estado e Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN/TO.
Além de outros projetos, coordenou o Inventário de Referências Culturais (INRC) de Porto Nacional/TO; coordenou o Inventário Estadual de Referências Culturais de Monte do Carmo/TO; idealizou e coordenou o projeto; Patrimônio, Identidade e Ação de Natividade/TO (com o apoio e financiamento da UNESCO).
Fez parte da equipe que realizou o mapeamento do patrimônio cultural do Tocantins, projeto que resultou no livro “Vivências e Sentidos”, publicado Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

dos Santos Miranda, A., & Balsan, R. (2022). GEOGRAFIA E PATRIMÔNIO: ASPECTOS DIALÓGICOS NO PROCESSO DE TOMBAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL/TO. Revista Interface (Porto Nacional), 22(22), 48–59. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/13705