POR UM ENSINO DE GEOGRAFIA INCLUSIVO: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NILÓPOLIS – RJ

Autores

  • Junimar José Américo de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Pâmela Suelen Pereira Mendanha Lopes Pereira Mestranda em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especializanda Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos.
  • Joice Stella de Melo Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

Resumo

Este artigo busca realizar uma análise sobre as realidades e impressões dos professores de Geografia da Rede Municipal de Nilópolis sobre suas práticas docentes e identificar as possibilidades e limitações dos discentes na promoção de um ensino de geografia inclusivo. A metodologia se deu em cunho qualitativo-quantitativo e descritivo com dados do Censo Escolar sobre o quantitativo de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) matriculados nos anos finais do EF, e levantamento através de questionário eletrônico sobre a formação e prática docente dos professores de Geografia atuantes neste segmento. Os resultados indicam a fragilidade do ensino de geografia inclusiva na referida Rede, revelando que há escolas com alunos NEE, entretanto, não tem estrutura física para trabalhar com a educação especial, além disso, cinquenta por cento dos discentes da rede relatam ter dificuldade de trabalhar com os discentes em questão, entretanto, estes demonstram interesse em se capacitar.

Biografia do Autor

Pâmela Suelen Pereira Mendanha Lopes Pereira , Mestranda em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especializanda Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos.

Mestranda em Geografia pela UFRRJ- Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) com a área Espaço, Questões Ambientais e Formação em Geografia e linha de pesquisa: Espaço, Política e Planejamento. Especializanda Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos. Graduada em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisas na área de Geomorfologia, Bacias Hidrográficas, Geoprocessamento e Ensino em Geociências. Anteriormente foi bolsista pelo Programa de Institucional de bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) , assim como do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV) e Bolsista de Iniciação científica (PIBIC) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Joice Stella de Melo Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei, possui Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Formiga (2004) e especialização em matemática e estatística pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) em regime de 40h com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos. Possui experiência como professora da educação básica e curso superior nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Cálculo Avançado, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Também trabalhou como vice diretora da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves (2008) e como coordenadora dos cursos de Engenharia da Faculdade Pitágoras (2014-2018).

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

de Oliveira, J. J. A., Pereira Mendanha Lopes Pereira , P. S. ., & de Melo Rocha, J. S. . (2021). POR UM ENSINO DE GEOGRAFIA INCLUSIVO: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NILÓPOLIS – RJ: . Revista Interface (Porto Nacional), 20(20), 6–17. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/11016