POR UM ENSINO DE GEOGRAFIA INCLUSIVO: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NILÓPOLIS – RJ
Resumo
Este artigo busca realizar uma análise sobre as realidades e impressões dos professores de Geografia da Rede Municipal de Nilópolis sobre suas práticas docentes e identificar as possibilidades e limitações dos discentes na promoção de um ensino de geografia inclusivo. A metodologia se deu em cunho qualitativo-quantitativo e descritivo com dados do Censo Escolar sobre o quantitativo de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) matriculados nos anos finais do EF, e levantamento através de questionário eletrônico sobre a formação e prática docente dos professores de Geografia atuantes neste segmento. Os resultados indicam a fragilidade do ensino de geografia inclusiva na referida Rede, revelando que há escolas com alunos NEE, entretanto, não tem estrutura física para trabalhar com a educação especial, além disso, cinquenta por cento dos discentes da rede relatam ter dificuldade de trabalhar com os discentes em questão, entretanto, estes demonstram interesse em se capacitar.
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