PAISAGEM E OCUPAÇÃO EM XAMBIOÁ, TOCANTINS

Autores

  • Mateus Oliveira Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Eliseu Pereira de Brito Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-2788-6636

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida no município de Xambioá e teve como foco o estudo sobre a paisagem no que tange ao ambiente natural e sua ocupação. Partiu-se da ideia que a paisagem é importante elemento na organização do espaço geográfico, sendo fator importante para a ocupação humana. Os estudos sobre a paisagem se nortearam nos domínios de natureza do Ab’Sáber e na definição de Dolffus sobre o que é paisagem, já que levam em consideração elementos similares para que possa definir a categoria em questão. Para tanto, a vida humana nos lugares também é uma herança nas adaptações e transformações dos ambientes. Para construir o estudo utilizamos de pesquisa secundárias, em artigos, livros e relatórios técnicos; e uma observação empírica dos lugares por meio do método exploratório. Os resultados foram organizados em texto, buscando construir o entendimento sobre a paisagem e seu papel na ocupação humana. 

Biografia do Autor

Mateus Oliveira Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins. Pesquisador das dinamicas da paisagem do norte do Tocantins.

Eliseu Pereira de Brito, Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins

Possuí Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa GEGATO - Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins e Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos, Agrários e Regionais - NURBA/UFT. Pesquisador Externo do LABOTER/UFG. Desenvolve pesquisa sobre "Território e territorialidades das comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal - Tocantins" e sobre "Identidades Territoriais e Lugares tocantinenses. Desenvolve leituras no Grupo de Estudo sobre os "lugares" em Jöel Bonnemaison". Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Geografia UFT-Porto Nacional. Coordenador do Curso de Especialização em Geografia da UFNT. Editor da Revista Tocantinense de Geografia.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Santos, M. O., & Brito, E. P. de . (2023). PAISAGEM E OCUPAÇÃO EM XAMBIOÁ, TOCANTINS. Revista Interface (Porto Nacional), 23(23), 29–39. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/14917