PAISAGEM E OCUPAÇÃO EM XAMBIOÁ, TOCANTINS
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no município de Xambioá e teve como foco o estudo sobre a paisagem no que tange ao ambiente natural e sua ocupação. Partiu-se da ideia que a paisagem é importante elemento na organização do espaço geográfico, sendo fator importante para a ocupação humana. Os estudos sobre a paisagem se nortearam nos domínios de natureza do Ab’Sáber e na definição de Dolffus sobre o que é paisagem, já que levam em consideração elementos similares para que possa definir a categoria em questão. Para tanto, a vida humana nos lugares também é uma herança nas adaptações e transformações dos ambientes. Para construir o estudo utilizamos de pesquisa secundárias, em artigos, livros e relatórios técnicos; e uma observação empírica dos lugares por meio do método exploratório. Os resultados foram organizados em texto, buscando construir o entendimento sobre a paisagem e seu papel na ocupação humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).