O processo de patrimonialização no centro histórico de Porto Nacional – TO
Palavras-chave:
Geografia cultural. Patrimonialização. Tombamento. Porto Nacional-TO.Resumo
Trata-se de uma discussão sobre o processo de tombamento da cidade de Porto Nacional -TO. Com base em documentos formais que constituem a Ata de Tombamento do Centro Histórico e o Dossiê de Tombamento, fazemos uma reflexão sobre o atual contexto que a cidade se encontra. As Cartas de Atenas de 1931, a Carta de Veneza de 1964, a Convenção Relativa à Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural em 1972 e a Declaração de Amsterdã realizada em 1975. Estas cartas patrimoniais foram de fundamental importância para a consolidação do Patrimônio Histórico e Cultural nos dias atuais, bem como a conservação e a valorização dos bens patrimoniais sejam materiais ou imateriais. Verificou-se também mediante algumas falas observadas na Ata de Tombamento a intervenção dos conselheiros presente na 59º Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (IPHAN), no qual foi decidido o tombamento do Centro Histórico na cidade de Porto Nacional – TO no ano de 2008.Downloads
Como Citar
Nascimento, N. N. do, & Balsan, R. (2014). O processo de patrimonialização no centro histórico de Porto Nacional – TO. Revista Interface (Porto Nacional), (07). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/694
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).