A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CEM FÉLIX CAMOA I, PORTO NACIONAL – TOCANTINS
Resumo
Quando o assunto é tecnologias digitais, internet, informação e comunicação, é certo dizer que a realidade de hoje é muito distinta do que havia algumas décadas atrás, algumas áreas como: a da Medicina, Engenharia e Serviços, utilizam a tecnologia para seu benefício, para alcançar seus objetivos com rapidez e eficácia. Porém, na Educação essas importantes ferramentas não estão sendo bem utilizadas, como, por exemplo, no suporte a alfabetização. Isso pode ser percebido no processo de ensino aprendizagem da maioria das instituições de ensino básico do Brasil. Em vista disso, o trabalho tem como objetivo principal investigar como as tecnologias digitais estão sendo aplicadas no Ensino de Geografia da Escola Felix Camoa I, município de Porto Nacional. Como metodologia optou-se por um levantamento bibliográfico sobre a temática em questão, seguido de estudos de campo, onde foram produzidos e aplicados questionários a três turmas do 1° ano do ensino médio e à duas professoras de Geografia da escola. Entre os resultados destaca-se que existe a disponibilidade de recursos tecnológicos, por parte da escola e dos alunos, bem como a existência de alguns conhecimentos, dos alunos e professoras de Geografia, sobre alguns aplicativos e suas funcionalidades, porém não são utilizados como recursos didáticos nas aulas de Geografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).