A rota da alface: produção e gênero em Inhambane/Moçambique

Autores

  • Ana Carolina de Oliveira Marques Universidade Federal de Goiás
  • Obed Afonso Fernando Nhambire Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
  • Abdul Latifo Atija Assane Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Palavras-chave:

Mulher manhambane, produção e gênero, rota da alface, Inhambane/Moçambique.

Resumo

RESUMO: Símbolo da agricultura em Inhambane, a mulher moçambicana colore as feiras e mercados da província moçambicana: retira da terra as condições de sobrevivência e reprodução familiar. Diagnóstico da situação econômica, política e social desse sujeito, o presente artigo evidencia o significado do feminino em Moçambique, aos dilemas e as superações que envolvem a temática “produção e gênero” nesse país. Baseado em pesquisa bibliográfica e de campo, com a aplicação de questionários a feirantes e a representantes do poder público, transfiguram-se no texto os passos de uma mulher manhambane[1], parafraseados na “Rota da Alface”. Sua rotina remete a mecanismos de exploração do (a) trabalhador(a) e de formação de um protoproletariado em economias colonizadas. Este trabalho é produto do Projeto “Sementes Crioulas, Quintas Agroecológicos e Cooperação Popular: troca de saberes e experiências de economia criativa[2] entre o Cerrado Brasileiro e a Savana Africana”, de realização do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane.


[1] Nome atribuído pelos autóctones aos naturais da província de Inhambane.

[2] Esse é um projeto desenvolvido no âmbito de edital elaborado pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Coordenador: Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro – professor do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG).

Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Marques, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Geografia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Estudos Socioambientais - Universidade Federal de Goiás, Goiânia/Brasil.

Obed Afonso Fernando Nhambire, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Estudante de Graduação em Informação Turística na Escola Superior de Hotelaria e Turismo – Universidade Eduardo Mondlane, Inhambane/Moçambique

Abdul Latifo Atija Assane, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Estudante de Graduação em Animação Turística na Escola Superior de Hotelaria e Turismo – Universidade Eduardo Mondlane, Inhambane/Moçambique.

Referências

AZEVEDO, Helsio Amiro Motany de Albuquerque. A segurança em territórios turísticos [manuscrito]: o caso do município de Inhambane em Moçambique/ Helsio Amiro Motany de Albuquerque Azevedo. - 2014. 271 f. : il. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócios-Ambientais, 2014.

CPLP. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Estatísticas da CPLP. Dezembro de 2012. Disponível em: http://www.ine.gov.mz/pt/ResourceCenter. Acesso em: 25 de setembro de 2014.

IGLÉSIAS, Olga. África, a Mulher Moçambicana e a NEPAD. In: Campus Social, 2007, 3/4, 133-151. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/1935 . Acesso em: 07/09/2014.

FALCÃO, M. P. Política Agrícola e Política Agrária: experiência moçambicana. In: Políticas públicas e desenvolvimento rural: percepções e perspectivas no Brasil e em Moçambique/ Jalcione Almeida (organizador). – Porto Alegre: UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, 2009. p. 220-241. Disponível em: . Acesso em: 01/09/2014.

MOÇAMBIQUE, Direção Provincial da Mulher e Acção Social de Inhambane. Informações sobre as atividades levadas a cabo na área da Mulher e Género − Cidade de Inhambane, Província de Inhambane/Moçambique. Setembro de 2014.

MOÇAMBIQUE. SEE. Geografia Física de Moçambique. Maputo: SEE, 1984.

MOÇAMBIQUE. Instituto Nacional de Estatística. Estatísticas do Distrito Cidade de Inhambane. Maputo: INE, 2013. Disponível em: www.ine.gov.mz. Acesso em: 25 de setembro de 2014.

MOÇAMBIQUE. Instituto Nacional de Estatística. Anuário Estatístico 2012. Maputo: INE, 2012. Disponível em: http://www.ine.gov.mz/pt/ResourceCenter .Acesso em: 25 de setembro de 2014.

MOÇAMBIQUE. Ministério da Administração Estatal. Divisão administrativa de

Moçambique por províncias, distritos, postos administrativos e localidades. Maputo: MAE, 2013.

SANTOS, Milton. Economia espacial: Críticas e Alternativas. Tradução Maria irene de Q. F. Szmrecsányi. – 2. ed., 1ª reimpr.− São Paulo: Editora da universidade de São Paulo, 2007. – (Coleção Milton Santos; 3). 204 p.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

Marques, A. C. de O., Nhambire, O. A. F., & Assane, A. L. A. (2016). A rota da alface: produção e gênero em Inhambane/Moçambique. Revista Interface (Porto Nacional), (09). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1921