PROCESSOS HIDROLÓGICOS E DESASTRES NO RIO GRANDE DO SUL ESTUDO DE ALAGAMENTO NA ÁREA URBANA DE CANDELÁRIA.
DOI:
https://doi.org/10.20873/n3020259Resumo
A falta de uma boa estrutura de escoamento superficial nas áreas urbanas pode causar grandes danos em períodos de precipitações elevadas, causando os alagamentos de ruas. Neste sentido, a análise das áreas suscetíveis a alagamento na área urbana de Candelária, RS se torna de suma importância. Para a realização desta pesquisa, foram utilizadas como base as informações disponibilizadas por um periódico local, que registrou eventos de alagamento durante os anos de 2000 a 2024. Esses registros foram tabulados e transformados em pontos vetoriais dos locais citados no jornal, logo após foi gerado o mapa de suscetibilidade através da densidade de Kernel. O mapa classificou a área urbana do município em três classes, onde as áreas classificadas com Nível Baixo representam regiões que sofreram uma ou duas ocorrências nestes lugares. A classe Nível Médio corresponde às áreas que registraram mais de 4 eventos. Enquanto a área classificada como Nível Alto de suscetibilidade representa os locais com maior incidência de processos de alagamento, tendo mais de 20 episódios, se concentrando no bairro Centro. A utilização de mídias locais como fonte de dados demonstra grande eficiência, devido essa abordagem possibilitar a identificação precisa de áreas afetadas por alagamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Interface (Porto Nacional)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).