AS TRANSFORMAÇÕES DE USO E COBERTURA DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO LAJEADO E A SOBREPOSIÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA - TOCANTINS - BRASIL

Autores

Resumo

Os estudos relacionados com as transformações de uso e cobertura da terra possibilitam observar alguns problemas gerados pelo avanço das atividades antrópicas sobre os espaços naturais. Considerando a importância dessas pesquisas, este artigo busca analisar as transformações de uso e cobertura da terra entre os anos de 1985 e 2021, integrando os limites da bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado com duas Unidades de Conservação da Natureza, Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado e o Parque Estadual do Lajeado, localizados na porção central do estado do Tocantins. Para esta pesquisa, foram desenvolvidos mapeamentos de uso e cobertura da terra, utilizando-se técnicas de sensoriamento remoto, através das imagens de satélites do Landsat 5 e 8, no mês de julho, relacionadas aos anos de 1985, 1995, 2005, 2015 e 2021, mapeando as seguintes classes: Formação Florestal, Formação Savânica-Campestre, Cicatrizes de Fogo, Agropecuária, Corpos d’Água e Áreas Urbanas. Os principais resultados indicam que as transformações de uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica contribuem para a descaracterização e supressão da cobertura vegetal natural do Cerrado, destacandose principalmente a Formação Savânica-Campestre, que tem sofrido impactos pelo avanço da atividade Agropecuária. Observa-se que a presença das Unidades de Conservação da Natureza é um fator importante para a conservação ambiental das áreas de nascentes do Ribeirão Lajeado, destacando o Parque Estadual do Lajeado, uma unidade de proteção integral, onde as transformações de uso e cobertura da terra estão mais restritas.

Biografia do Autor

Lucas da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2019). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2022). Atualmente é Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Tem trabalhado com estudos em Bacias Hidrográficas, Relevo, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e mapeamento de Uso e Cobertura da Terra.

Luís Eduardo de Souza Robaina, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal e na Universidade du Maine, Le Mans/França. Atualmente é professor/pesquisador colaborador do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de geografia e do programa de Pós-graduação em geografia e geociências. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq LAGEOLAM organizado em 1995.Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais.

Sandro Sidnei Vargas de Cristo, Universidade Federal do Tocantins

Possui Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (1999), Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2001), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2002), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2013) e Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2017).  Professor do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Geografia CPN-UFT. Membro do Conselho Consultivo da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins. Membro do Conselho de Defesa Civil Municipal de Porto Nacional (Tocantins). Experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente, atuando nos temas:Riscos Ambientais; Bacias Hidrográficas; Unidades de Conservação da Natureza; Geodiversidade; Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Marileia Lacerda Barros Silva, UFT

Graduação em Geografia Bacharelado - UFT. Mestranda em Geografia - UFT

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

da Silva Ribeiro, L., Eduardo de Souza Robaina, L., Sidnei Vargas de Cristo, S., & Lacerda Barros Silva, M. (2023). AS TRANSFORMAÇÕES DE USO E COBERTURA DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO LAJEADO E A SOBREPOSIÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA - TOCANTINS - BRASIL. Revista Interface (Porto Nacional), 23(23), 40–57. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/15750