A paisagem nordestina na poesia de Patativa do Assaré
possibilidades para o ensino de Geografia
Resumo
Os poemas de Patativa do Assaré, o porta-voz do sertão nordestino, tiveram no espaço em que ele viveu a principal fonte de inspiração. Por isso, em sua poesia verificam-se diversos elementos que caracterizam a região Nordeste e levantam questões interessantes para a Geografia. Considerando isto, realizou-se uma pesquisa que se propôs a analisar as paisagens do semiárido nordestino presentes no poema “ABC do Nordeste Flagelado”, fundamentando-se na investigação qualitativa, através da análise documental (poema), apropriando-se, pelo olhar geográfico e através do uso da metodologia da análise do conteúdo (BARDIN, 2011), do que é exposto nesse texto literário. Pesquisar a Geografia na poesia de Patativa do Assaré revela o grande campo de investigação que se abre para os geógrafos. Ademais, pode servir como recurso para o ensino dessa disciplina na educação básica, pois tal poesia apresenta diversos elementos que podem facilitar e tornar mais prazerosa a aprendizagem do aluno sobre a região. Constatou-se que o estudo do poema possibilita adentrar no universo descrito na poesia patativiana, no qual a paisagem do semiárido nordestino é consagrada, logo, a linguagem literária pode se constituir em uma boa alternativa no processo de ensino/ aprendizagem da Geografia escolar.
Palavras-chave: Geografia; Literatura; Literatura Popular; Patativa do Assaré; Paisagem; Ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).