MENTE, LINGUAGEM E INTERPRETAÇÃO LEGAL: INTENCIONALIDADE DERIVADA E INTERPRETAÇÃO LITERAL DE TEXTOS LEGAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n2.p47-64Palabras clave:
Hermenêutica Jurídica, John Searle, LinguagemResumen
Este artigo explora a interpretação legal através da perspectiva dos estudos sócio-ontológicos de John Searle a partir da década de 60. A indagação central gira em torno da possibilidade de uma interpretação literal da lei. Utilizando os conceitos de atos de fala, intencionalidade, direção de ajuste e referência propostos por John Searle, o artigo analisa atos ilocucionários, direções de ajuste e a relação entre intencionalidade e interpretação jurídica. Conclui-se que o adágio latino "in claris cessat interpretio" pode ser entendido como um processo de esclarecimento de pressupostos elementares em contextos circunscritos. O termo "interpretação literal" sugere uma abordagem elementar contextualizadora do texto legal. Dessa forma, é impossível falar de um contexto interpretativo zero, ou uma interpretação literal que tome o texto da lei como auto-referente.
Citas
ANSCOMBE, Elizabeth. On Brute Facts. Analysis (Vol. 18, No. 3, Jan., 1958) Published by: Oxford University Press - http://www.jstor.org/pss/3326788
AUSTIN, J. L. 1962. How to do things with words. Harvard University Press (Traduzido por Danilo Marcondes de Souza Filho. Quando Dizer é Fazer Palavras e Ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990).
SEARLE, John. Expression and Meaning Cambridge. Cambridge University Press, 1979
SEARLE, John. Freedom and neurobiology: reflections on free will, language and political Power. New York: Columbia University Press, 2007.
SEARLE, John. Making the social world: The structure of human civilization. Oxford University Press. 2010
SEARLE, John. (1995). The construction of social reality. Simon and Schuster. 1995.
SEARLE, John. Intencionalidade. WMF Martins Fontes; 1ª edição. 2002.
SEARLE, John. ‘A taxonomy of illocutionary acts,’ in K. Gunderson (ed.), Language, Mind and Knowledge. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 1975 344–369.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alysson Fernando Paiva Chaves, Olivia Brandao Melo Campelo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os trabalhos aprovados para publicação tornar-se-ão propriedade da Revista sem qualquer ônus para a mesma. A Equipe Editorial se reserva o direito de promover as adequações necessárias para publicação.
O conteúdo dos trabalhos publicados na Revista Jurídica eletrônica Vertentes do Direito - inclusive quanto à sua veracidade, exatidão e atualização das informações e métodos de pesquisa - é de responsabilidade exclusiva dos autores. As opiniões e conclusões expressas não representam posições da Revista nem da Universidade Federal do Tocantins.