OS MEIOS PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS E O ENSINO SUPERIOR: OS FRUTOS DAS CONDIÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DA CULTURA DO LITÍGIO
THE FRUITS OF THE SOCIO-HISTORICAL CONDITIONS OF THE CULTURE OF LITIGATION
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n1.p437-454Palavras-chave:
Meios Adequados de Solução de Conflitos, Matéria Obrigatória, Pacificação SocialResumo
O objetivo deste artigo é analisar a importância e necessidade da inserção da disciplina dos métodos adequados de solução de conflitos nos cursos de Direito voltado para uma análise das condições sócio-históricas da cultura do litígio, corroborando com a hipótese de que a educação é o fio condutor para uma sociedade pacificadora. O tipo de pesquisa é o bibliográfico e documental, através do método de abordagem hermenêutico, com vistas à análise do discurso e a hipótese da pesquisa é que a educação é o fio condutor para uma sociedade pacificadora. O artigo está dividido em três tópicos além dos procedimentos metodológicos. No primeiro momento são abordados os meios adequados de solução de conflitos conforme a legislação brasileira; no segundo momento é tratado os motivos que levaram tais meios a se tornarem matéria obrigatória nas universidades/faculdades e, por último, o papel da educação no processo de aperfeiçoamento do sujeito passível de transformação, mas também enquanto agente transformador.
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