POLÍTICAS PÚBLICAS, NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE SE ESVAINDO
Palavras-chave:
Capitalismo, Neoliberalismo, Políticas públicas e educaçãoResumo
O tema central deste trabalho é o impacto da globalização e do seu consorte, o neoliberalismo, na sociedade brasileira, mais precisamente, seus efeitos nas políticas públicas, produzidas por este modelo econômico e político, sobretudo na educação e, mais ainda, na universidade, no que diz respeito à legitimidade do seu papel social. Para nossa análise, colocamos sobre a mesa, de um lado, o pensamento de neoliberais e pós-modernistas; do outro, as ideias educacionais de Cristovam Buarque, secundado por outros estudiosos do assunto. Abordamos a questão da terceirização, à qual destacamos os princípios da privatização e os consequentes prejuízos aos setores excluídos, ou em processo de exclusão, da sociedade brasileira, já afeita à concentração de renda e poder. Evidenciamos, ainda, a interiorização do ensino superior, através de políticas públicas implementadas nos últimos anos. Concluímos, considerando que, apesar de certo arrefecimento das políticas neoliberais, em função de situações específicas originadas nos Estados Unidos, o capitalismo não abdicou do neoliberalismo, apenas recuou, esperando oportunidade propícia para o seu ressurgimento. No caso do Brasil, essas políticas nunca deixaram de orientar os caminhos do capitalismo, exemplo disso são as leis que apontam para a possibilidade de terceirização dos serviços públicos pelas organizações sociais, bem como o processo de privatização.
Referências
A GAZETA. Editorial (31.07.03): Alfabetização e a universidade. Trabalho assinado por Dóris Santos de Faria. In. www.consae.com.br consultado no dia 10.09.03.
BATE, Peter. Um novo consenso? In. BIDAmérica, a revista do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
On-line: http://www.iadb.org/idbamerica/index.cofm?thisid=2231. Consulta no dia 10.08.03.
BANCO MUNDIAL. Disponibilidade on-line www.bancomudial.org.br , consulta no dia 08.08.03.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais no. 1/92 a 53/2006 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão no. 1/6 de 1994. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2007.
BUARQUE, Cristovam. Na fronteira do futuro (O projeto da UnB). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1989.
BUARQUE, Cristovam. A aventura da Universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
BUARQUE, Cristovam. A segunda Abolição: um manifesto-proposta para a erradicação da pobreza no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
BUARQUE, Cristovam. Os círculos dos intelectuais. In. Ari ROITMAN. O desafio ético. Rio de Janeiro. Garamond, 2000.
BUARQUE, Cristovam. A universidade numa encruzilhada. Trabalho apresentado na Conferência Mundial de Educação Superior + 5, UNESCO, Paris, 23-25 de junho de 2003. Brasília: UNESCO; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2003.
BRUNO, Lúcia. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In. Dalila Andrade OLIVEIRA (org.). Gestão democrática da educação. Petrópolis, RJ. Vozes, 1997.
CANDAU, Vera Maria. Nas teias da globalização: cultura e educação. In. _________ (org.) Sociedade: educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis, Rj. Vozes, 2002.
CORAGGIO, José Luis. Propostas do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção? Trad. de Mônica Corullón. In. Lívia de Tommasi; Mirian Jorge WARDE; Sérgio HADDAD (org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo. Cortez, 1996
CHARLE, Christophe & Jacques VERGER. História das universidades. Trad. de Elcio Fernandes. São Paulo. Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
FARIA, Dóris Santos de. GAZETA (31.07.03): Alfabetização e a universidade. A GAZETA (31.07.03). In. www.consae.com.br , consulta no dia 10.09.03.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 25. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2001.
GENTILI, Pablo. Adeus à escola pública: a desordem neoliberal, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In. ______ (org.). Pedagogia da exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. 9. ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 1995
GOERGEN, Pedro. Pós-modernidade, ética e educação. Campinas, SP. Autores Associados, 2001.
HESPANHA, Pedro. Mal-estar e risco social num mundo globalizado: novos problemas e novos desafios para a teoria social. In. Boaventura de Sousa SANTOS (org.). A globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo. Cortez, 2002
LAURELL, Asa Cristina. Avançando em direção ao passado: a política social do neoliberalismo. In. (org.) Estado e políticas sociais no neoliberalismo. São Paulo. Cortez, 1995
O ESTADO DE SÃO PAULO (31.07.03): Formação docente define desempenho do aluno. In. www.consae.com.br consultado no dia 10.09.03.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8. ed. São Paulo. Cortez, 2001.
TORRES, Carlos Alberto. Estado, privatização e política educacional: elementos para uma crítica do neoliberalismo. In. Pablo GENTILI. Pedagogia da exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. 9. ed. Petrópolis, RJ.



