CURRÍCULO, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Admário Luiz de Almeida Universidade do Minho em Braga

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Diversidade cultural, Pós-modernidade, Coronavirus

Resumo

O presente trabalho aborda a relação currículo, educação e diversidade cultural na pós-modernidade. Como pesquisa bibliográfica, objetiva analisar abordagens teóricas, tendo como pontos fundamentais duas vertentes: a primeira que evidencia as necessidades impostas à escola pelo mundo moderno, onde a burguesia traz novos valores e se dá a emancipação do homem como sujeito que imprime ao conhecimento um caráter de objetividade; a segunda salienta a perspectiva pós-modernista marcada por uma linguagem empresarial e de mercado, sob a égide do capitalismo e do processo de globalização. Este artigo mostra, ainda, que os seres humanos da pós-modernidade estão diante de transformações avassaladoras, onde a educação não é esquecida e nem é colocada à margem do processo. Finaliza com a disseminação da pandemia coronavírus e suas consequências, em particular, no Brasil. Destaca, também, que o currículo escolar deve estar atento a tudo, sendo a questão da diversidade cultural elemento essencial nesse debate, sob pena de não poder contribuir para o desenvolvimento de criaturas humanas comprometidas com seu tempo, nação e cultura.

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

ALMEIDA, Admário Luiz de. CURRÍCULO, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 103–121, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13610. Acesso em: 5 nov. 2024.