Um olhar inclusivo para as pessoas com deficiência visual: Inclusão digital e os padrões brasileiros de acessibilidade

Autores

  • Graziane Pacini Rodrigues Secretaria Estadual de Educação do Tocantins, na Diretoria de Educação Inclusiva e Acessibilidade. (SEDUC/TO)
  • Paola Regina Martins Bruno Educação Inclusiva e Acessibilidade na Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (SEDUC/TO)
  • Zaíra Nascimento de Oliveira Universidade Federal do Tocantins – UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202312

Palavras-chave:

Deficiência Visual; Inclusão Digital; Acessibilidade

Resumo

O artigo aborda aspectos referentes a padrões brasileiros de acessibilidades relativas a inclusão digital para as pessoas com deficiência visual. Conforme dados da PNS 2019, 3,4%, o equivalente a 6,978 milhões de brasileiros estão na condição de deficiente visual. Nesse contexto, o objetivo foi identificar e analisar como os programas e as políticas públicas de inclusão digital podem contribuir para a redução da exclusão social das pessoas com deficiência visual e os impactos causados pela acessibilidade e funcionalidade da Tecnologia Assistiva para as pessoas com deficiência visual. Os resultados nos mostram que mesmo com marcos legais, obtidos até aqui, ainda há necessidade da criação de políticas públicas para a efetivação da inclusão das pessoas com deficiência visual.

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Publicado

2023-07-30

Como Citar

RODRIGUES, Graziane Pacini; BRUNO, Paola Regina Martins; OLIVEIRA, Zaíra Nascimento de. Um olhar inclusivo para as pessoas com deficiência visual: Inclusão digital e os padrões brasileiros de acessibilidade. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e202312, 2023. DOI: 10.20873/RELPE.2447-6293.e202312. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/17162. Acesso em: 22 jul. 2024.