FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA A INFÂNCIA NA AMAZÔNIA: AS EXPERIÊNCIAS DO SEMINÁRIO SOBRE A INFÂNCIA – SEMIN

Autores

  • Renata Aparecida Carbone Mizusaki
  • Bianca Santos Chisté
  • Fábio Santos de Andrade

Palavras-chave:

Infância, Formação de Professores, Amazônia

Resumo

As políticas públicas de formação de professoras (es) para a Educação Básica e em especial a Educação Infantil, coerente com os princípios educacionais de qualidade estabelecidos pelos documentos oficiais do governo federal para atendimento à infância, têm se constituído um desafio em termos estruturais, físicos e em especial da própria formação docente inicial e continuada. Nesse sentido, o artigo apresenta a experiência em formação de professoras (es) para a infância a partir do Seminário sobre a Infância (SEMIN), constituído como espaço de debates, questionamentos e  reflexões sobre o processo constitutivos da formação de professores no contexto Amazônico.

Referências

ARENDT, H. 2009. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária. BARROS, M. 2013. Poesia Completa. São Paulo: Leya.

CASTELLO, L. A; MÁRSICO, C. T. 2007. Oculto nas palavras. Dicionário etimológico para ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. 1996. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Editora 34.

FOUCAULT, M. 2007. Microfísica do poder. 24ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal.

KOHAN, W. O. 2008. Infância e Filosofia. In: SARMENTO, M. .J.; GOUVEA, M. C. S. (Orgs.). Estudos de Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes.

KOHAN, W. 2007. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LEITE, C. D. P. 2011. Infância, Experiência e Tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica.

MASSCHELEIN, J. 2008. Educando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre.Educação e Realidade, v. 33, n. 1, jan/jun.

VIGARELLO, G. 1992. Mécanique, corps, incorporel. In: GIARD, Luce (Dir.). Michel Foucault: Lire l’oeuvre. Grenoble: Jérôme Millon.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

APARECIDA CARBONE MIZUSAKI, Renata; SANTOS CHISTÉ, Bianca; SANTOS DE ANDRADE, Fábio. FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA A INFÂNCIA NA AMAZÔNIA: AS EXPERIÊNCIAS DO SEMINÁRIO SOBRE A INFÂNCIA – SEMIN. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 42–51, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13508. Acesso em: 22 nov. 2024.