EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Ricardo Desidério da Silva
  • Carine Nayara Severiano Almeida

Palavras-chave:

Educação Sexual, Formação de Professores, Sexualidade

Resumo

A Educação Sexual no Brasil passou por muitos momentos contraditórios, principalmente no que se refere a sua inserção nas instituições escolares. Discussões em torno do que seria abordado e a quem caberia esses ensinamentos (família, igreja ou escola) sempre estiveram presentes na sociedade brasileira. Iniciativas, buscando introduzir conteúdos específicos nos currículos apenas se concretizaram no fim dos anos noventa, quando o tema, ainda de forma transversal, denominado Orientação Sexual, foi incorporado ao ensino fundamental, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Assim, o presente artigo busca refletir sobre a Educação Sexual brasileira, identificando os possíveis problemas para sua efetivação, reforçando assim sua necessidade no que se refere a formação de educadores sexuais, para assegurar a qualidade do ensino em uma abordagem emancipatória, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental. Por meio da pesquisa bibliográfica, analisaram-se obras de diversos autores que discorrem sobre questões relativas a essa
temática. Desse modo, foi possível compreender os avanços e retrocessos protagonizados pela Educação Sexual no Brasil, os principais problemas elencados pelos professores para ministrarem as aulas, como ainda meios de superação da reprodução de práticas que inviabilizem uma tomada de consciência, buscando uma Educação Sexual efetiva, comprometida com uma formação integral, segura e responsável, assegurando uma vivência plena da sexualidade.

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Publicado

2017-09-15

Como Citar

DESIDÉRIO DA SILVA, Ricardo; SEVERIANO ALMEIDA, Carine Nayara. EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 53–64, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13479. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos