Engenharia Didática Reversa: um estudo com o matapi na formação de professores para o campo

Autores

  • Renata Lourinho da Silva Secretaria Municipal de Educação de Cametá/Pará
  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Engenharia didática reversa, Formação de professores, Matapi

Resumo

Neste artigo apresentamos um recorte da tese doutoral da primeira autora sobre a Engenharia Didática Reversa-EDR que estudou uma prática comunitária do campo-matapi(instrumento usado na pesca de camarões). Com isso, a prática de construção e uso do matapi foi trabalhada em um curso de formação continuada de professores para  o campo, que contou com a participação de dois produtores de matapi da comunidade de Pacui de Cima, do município de Cametá/PA, em que usou-se a EDR como um Percurso de Estudos e Pesquisa (PEP) adaptado da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard. Os resultados apontam para a  matemática mista que percorreu campos de saberes culturais e disciplinares favorecidos pelo  ambiente  co-disciplinar.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

SILVA, Renata Lourinho da; GUERRA, Renato Borges. Engenharia Didática Reversa: um estudo com o matapi na formação de professores para o campo . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 94–111, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14499. Acesso em: 5 nov. 2024.