Engenharia Didática Reversa: um estudo com o matapi na formação de professores para o campo

Autores

  • Renata Lourinho da Silva Secretaria Municipal de Educação de Cametá/Pará
  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Engenharia didática reversa, Formação de professores, Matapi

Resumo

Neste artigo apresentamos um recorte da tese doutoral da primeira autora sobre a Engenharia Didática Reversa-EDR que estudou uma prática comunitária do campo-matapi(instrumento usado na pesca de camarões). Com isso, a prática de construção e uso do matapi foi trabalhada em um curso de formação continuada de professores para  o campo, que contou com a participação de dois produtores de matapi da comunidade de Pacui de Cima, do município de Cametá/PA, em que usou-se a EDR como um Percurso de Estudos e Pesquisa (PEP) adaptado da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard. Os resultados apontam para a  matemática mista que percorreu campos de saberes culturais e disciplinares favorecidos pelo  ambiente  co-disciplinar.

Referências

ARAÚJO, M. V. F.; et. al. Pesca e procedimentos de captura do camarão-da-Amazônia. Revista Biota Amazônia, v. 4, n. 2, p. 102-112, 2014. Disponível em http://periodicos.unifap.br/index.php/biota. Acesso no dia 15 de fevereiro de 2019

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kuhner. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil. 2002.

CHEVALLARD, Y. La transposição didática-3 ed.3 reimp. -Buenos Aires: Aique grupo. Editor,2009.

CHEVALLARD, Y. A análise das práticas na teoria antropológica da didactico1 de ensino. Recherches em Didactique des mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999.

CHEVALLARD, Y. La Matemática en la escuela: Por una revolución epistemológica y didáctica. 1ª ed. Buenos Aires: Libros del Zorzal, 2013.

CHEVALLARD, Y. La notion d´ingénierie didactique, un concept à refonder. Questionnement et élémentos de réponses à partir de la TAD. in Margolinas et all.(org.) : En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d´Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (Puy-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, , v. 1, p. 81-108, 2009

COSTA, D. A. D. S.; et. al. Seletividade do matapi nas capturas de Macrobrachiumamazonicum no Baixo rio Tocantins, Amazônia, Brasil. Bol. Inst. Pesca, São Paulo, v. 42, n. 2. p. 403-417, 2016. Disponível em: :https://www.pesca.agricultura.sp.gov.br/42_2_10BIP-1194p403-417.pdf.. Acesso em: 10 de jun. 2018.

FERREIRA, M. E.; et.al. Aplicando as metodologias de ensino hands-on e engenharia reversa no projeto de fabricação do torno mecânico de Leonardo da Vinci como ferramenta de ensino. In:XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. 2013, Gramado-RS. Anais. Gramado-RS, 2013. Disponível em:
http://www.petmec.uff.br/sites/default/files/downloads/m%C3%A1quinasantigascobenge2013.pdf. Acesso em: 19 fev. 2018.

GAIA, C. A. A. Práticas com Matemáticas na Educação do Campo: o caso da redução à unidade na Casa Escola da Pesca. 2016. 185f. Tese (doutorado em educação matemática) – Instituto de Educação e Matemática e Cientifica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

LIMA, N. L. L. Questões Epistêmicas: historiográficas sobre a Educação do campo no Brasil. 190f. Tese (doutorado em educação) - Instituto de ciências da educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

MOLINA, M. C.; ROCHA, M. I. A. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o pronera e o procampo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220-253, jul. /dez. 2014.Disponivel em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso 07 maios 2020.

MORAES, S. C de. Saberes da pesca: uma arqueologia da ciência da tradição. 230f. Tese (doutorado em educação) -Centro de ciências sociais aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

SILVA, R. L. da. Engenharia didática reversa como um dispositivo de formação docente para a Educação do campo. 300 f. Tese (doutorado em educação matemática) – Instituto de Educação e Matemática e Cientifica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SILVA, R. L. da. Engenharia didática reversa e o ensino de matemática na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da educação do campo.In: SANCHEZ JUNIOR, Sidney Lopes; SOUZA, Patrícia Ferreira Concato de; MIKUSKA, Márcia InesSchabarum. (org.). Ensino da matemática: ressignificando o ensinar e o aprender. na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 1.ed. Curitiba, PR: Bagai, 2020.

SILVA, J. C. da; RIBEIRO, I. A.; ROCHA, M. L. P. C.. Construção e utilização do Matapi: Um estudo etnomatemático. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA (CIEM). 2017. Rio Grande do Sul. Anais.Canoas/RS: ULBRA, 2015. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7510/3703. Acesso em : 21 fev. 2018.

VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. Martins Fontes. 4ª Edição. São Paulo, 1991

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

SILVA, Renata Lourinho da; GUERRA, Renato Borges. Engenharia Didática Reversa: um estudo com o matapi na formação de professores para o campo . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 94–111, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14499. Acesso em: 22 nov. 2024.