Políticas Educacionais e seus aspectos ideológicos: implicações na formação, profissionalização de professores(as) e no trabalho docente

Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação de professores(as), Trabalho docente

Resumo

O presente estudo, tem por objetivo discutir acerca das políticas educacionais e seus aspectos ideológicos, buscando conhecer e compreender suas implicações na formação de professores(as)e no trabalho docente. Caracteriza-se como uma Pesquisa Bibliográfica, a qual, corresponde a uma metodologia de pesquisa que concebe como principal técnica, a análise de obras que abordam sobre o tema de estudo, possibilitando a sua realização, à luz de estudos de referenciais que fundamentam a construção do aporte teórico metodológico do presente estudo e sua interação entre seu objeto e categorias de análises. Esse artigo se constitui como resultado dos estudos e debates propostos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-FE) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Traz a perspectiva teórica da produção do conhecimento construída por autores da linha crítica, como: Saviani (2011), Chauí (2014); Gomide (2010), Shiroma (2003), Evangelista (2003), Neves (2013) Ball (2005), Souza (2016;2014;2018), Magalhães (2006; 2014; 2018) dentre outros. Toma como problemática, aspectos dos discursos ideológicos hegemônicos presentes nas políticas educacionais forjados pelas influências de Organismos Multilaterais que incidem sobre os processos formativos, a identidade profissional e o trabalho docente. Esperamos que esse estudo possa contribuir com reflexões desse campo do conhecimento que consiga subsidiar tanto a formação de professores(as) quanto o trabalho docente em suas diversas dimensões.

Referências

BALL, Stephen J. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 35, n. 126, set./dez.2005.

______________. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, año/vol. 15, número 002 Universidade do Minho Braga, Portugal pp. 3-23, 2002.

_______________ Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 33-52, jan./jun. 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

BRZEZINSKI, Iria. Formação de profissionais da educação (2003-2010) / Iria Brzezinski –Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014.

BRUNS, Barbara; LUQUE, Javier. Professores excelentes: Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento/Banco Mundial, 2014. Washington, D.C.: Banco Mundial. Licença: Creative Commons Attribution CC BY 3.0.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 24, set. /out. /nov. /dez., p. 5-15, 2003.

_____________. Contra a universidade operacional. A greve de 2014 (8 de agosto de 2014). Aula Magna UP, 2014.

CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.

EVANGELISTA, Olinda. Políticas públicas educacionais contemporâneas, formação docente e impactos na escola. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. UNICAMP – Campinas, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 10. ed. São Paulo: Cortez, p.69-90, 2006.

LIMA, Kátia Regina de Souza; MARTINS, André Silva. Pressupostos, princípios e estratégias. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005, p. 40-67.

GAMBOA, Sílvio Sánchez. Projeto de Pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.

GOMIDE, Angela Galizzi Vieira. Políticas da Unesco para a formação de professores no Brasil: uma leitura da desqualificação da educação brasileira. Cadernos de Pesquisa. Pensamento Educacional. PPGEF Da Tuiuti do Paraná, V. 6, p. 01-14, 2010.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira.; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 27, n. 64, p. 17-40, jan./abr. 2018 UFMT 2018.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1988.

MELO, Adriana Almeida Sales de. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005, p. 68-82.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORAES, Maria Célia Marcondes de. Recuo da teoria. In: MORAES, Maria Célia Marcondes de. (Org.). Iluminismo às avessas. Produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

QUEIROZ. Luiz Ricardo. Escola, cultura, diversidade e educação musical: diálogos da contemporaneidade. Intermeio: Revista do programa de Pós-graduação em Educação. Campo Grande, MS, v.19, n. 37 p. 95-124, jan./jun. 2013.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun. pp.07-19, 2011.

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima e GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v.23, nº 02. Jul-dez. 2005, p. 427-446. Disponível em: HTTP://www.ced.ufsc/nucleos/nup/perspectiva.html. Acesso em 28 set 2010.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SILVA, Kátia A. Curado. P. Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidade, entraves e possibilidades. 292f. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro. Qualidades epistemológicas e sociais na formação, profissionalização e prática dos professores In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Poiésis e Práxis II – Formação, profissionalização, práticas pedagógicas. Goiânia, Kelps, 2014.

SOUZA. Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Pesquisa acadêmica sobre professores em interlocução com o plano nacional de educação (PNE 2014-2024): epistemologias, confluências e contradições. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 08, n. 14, p. 49-64, jan./jun. 2016.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da práxis. 2 ed. Buenos Aires: Consejo Latino Americano de Ciencias Sociales – Clacso. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

RODRIGUES, Marli de Fátima; KUENZER, Acácia Zeneida. As diretrizes curriculares para os cursos de Pedagogia: uma expressão da epistemologia da prática. Olhar de professor, Ponta Grossa, 10(1): 35-62, 2007.

RODRIGUES, José. Os empresários e a Educação Superior. Campinas: Autores Associados, 2007.

EVANGELISTA, Olinda. Mapas da formação docente no Governo Lula (2002/2010). Projeto de pesquisa. Florianópolis, SC. UFSC. 2013.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.

LEHER, Roberto. Controle da educação superior privada pelos fundos de investimentos: uma mercantilização de novo tipo. Relatório parcial de pesquisa 2012-2013. Rio de Janeiro. UFRJ, 2013.

LIMA, Kátia R. S. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 14, n. 1, p.86-94, jan. 2011.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. Edições Ridendo Castigat Mores. 1945.

MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino Superior e Universidade no Brasil. In: LOPES, E. M. T. et al. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

CUNHA, Maria Isabel (org.). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. (Coleção educação contemporânea).

MINAYO, Maria Cecília de. Trabalho de Campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MORAES, Maria Célia Marcondes; KUENZER, Acássia Z. Temas e Tramas na Pós-Graduação em Educação. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, Set./Dez. 2005.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: ______ (org.). Reformas Educacionais na América Latina e os Trabalhadores Docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de;(orgs). Epistemologia da Praxis e Epistemologia da Prática: repercussões na produção do conhecimento sobre professores. Campinas, SP, Mercado das Letras, 2018.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; (orgs). Formação, Profissionalização e Trabalho docente: Em defesa da qualidade social da educação, Campinas, SP, Mercado das Letras, 2016.

SALES, Suze da Silva. Política de Formação de Professores: análise da institucionalização do curso de educação do campo da Universidade Federal do Tocantins, Tese de Doutorado. Ufscar, São Carlos, SP, 2018.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.

SOUZA, Ruth Catarina Ribeiro. Qualidades epistemológicas e sociais na formação, profissionalização e prática dos professores In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange M. O. Poiésis e Práxis II – Formação, profissionalização, práticas pedagógicas. Goiânia, Kelps, 2014.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

MOURA, Silvia Adriane de; OLIVEIRA, Leila Maria de Jesus. Políticas Educacionais e seus aspectos ideológicos: implicações na formação, profissionalização de professores(as) e no trabalho docente . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 60–77, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14496. Acesso em: 23 dez. 2024.