Políticas Educacionais e seus aspectos ideológicos: implicações na formação, profissionalização de professores(as) e no trabalho docente

Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação de professores(as), Trabalho docente

Resumo

O presente estudo, tem por objetivo discutir acerca das políticas educacionais e seus aspectos ideológicos, buscando conhecer e compreender suas implicações na formação de professores(as)e no trabalho docente. Caracteriza-se como uma Pesquisa Bibliográfica, a qual, corresponde a uma metodologia de pesquisa que concebe como principal técnica, a análise de obras que abordam sobre o tema de estudo, possibilitando a sua realização, à luz de estudos de referenciais que fundamentam a construção do aporte teórico metodológico do presente estudo e sua interação entre seu objeto e categorias de análises. Esse artigo se constitui como resultado dos estudos e debates propostos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-FE) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Traz a perspectiva teórica da produção do conhecimento construída por autores da linha crítica, como: Saviani (2011), Chauí (2014); Gomide (2010), Shiroma (2003), Evangelista (2003), Neves (2013) Ball (2005), Souza (2016;2014;2018), Magalhães (2006; 2014; 2018) dentre outros. Toma como problemática, aspectos dos discursos ideológicos hegemônicos presentes nas políticas educacionais forjados pelas influências de Organismos Multilaterais que incidem sobre os processos formativos, a identidade profissional e o trabalho docente. Esperamos que esse estudo possa contribuir com reflexões desse campo do conhecimento que consiga subsidiar tanto a formação de professores(as) quanto o trabalho docente em suas diversas dimensões.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

MOURA, Silvia Adriane de; OLIVEIRA, Leila Maria de Jesus. Políticas Educacionais e seus aspectos ideológicos: implicações na formação, profissionalização de professores(as) e no trabalho docente . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 60–77, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14496. Acesso em: 22 nov. 2024.