ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Silvon Ferreira dos Santos Soares Universidade Federal do Tocantins
  • Divânia Deltrude Moreira Secretaria Municipal de Educação-Monte Alegre-GO

Palavras-chave:

Atuação do pedagogo, Educação não formal, Pedagogos- CRAS

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a importância do pedagogo nos ambientes não escolares. A pesquisa se justifica pela necessidade que o pedagogo tem em conhecer a diversidade de atuação por meio de experiências vivenciadas em uma dessas áreas de atuação em ambientes não formais. Optou-se por trabalhar com a abordagem qualitativa e participativa, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário online direcionado  aos participantes da pesquisa: Pedagogos que trabalham no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) . Como  fundamentação teórica, buscou-se um diálogo com os autores LIBANEO (2005), PIMENTA (2013) dentre outros. Os resultados da  pesquisa apontam a atuação do pedagogo, como uma necessidade essencial no programa pesquisado neste trabalho  (CRAS),  por ser um profissional que agrega em sua formação  metodologias que facilitem os processos cognitivos, afetivos e criativos dos usuários  do CRAS. Espera-se que as políticas públicas contemplem as políticas educacionais, de forma a sintonizar o conhecimento dentre destes espaços.

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

SOARES, Silvon Ferreira dos Santos; MOREIRA, Divânia Deltrude. ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 141–153, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13612. Acesso em: 25 abr. 2024.