ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Silvon Ferreira dos Santos Soares Universidade Federal do Tocantins
  • Divânia Deltrude Moreira Secretaria Municipal de Educação-Monte Alegre-GO

Palavras-chave:

Atuação do pedagogo, Educação não formal, Pedagogos- CRAS

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a importância do pedagogo nos ambientes não escolares. A pesquisa se justifica pela necessidade que o pedagogo tem em conhecer a diversidade de atuação por meio de experiências vivenciadas em uma dessas áreas de atuação em ambientes não formais. Optou-se por trabalhar com a abordagem qualitativa e participativa, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário online direcionado  aos participantes da pesquisa: Pedagogos que trabalham no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) . Como  fundamentação teórica, buscou-se um diálogo com os autores LIBANEO (2005), PIMENTA (2013) dentre outros. Os resultados da  pesquisa apontam a atuação do pedagogo, como uma necessidade essencial no programa pesquisado neste trabalho  (CRAS),  por ser um profissional que agrega em sua formação  metodologias que facilitem os processos cognitivos, afetivos e criativos dos usuários  do CRAS. Espera-se que as políticas públicas contemplem as políticas educacionais, de forma a sintonizar o conhecimento dentre destes espaços.

Referências

ALMEIDA, V de. História da Educação e métodos de aprendizagem em ensino de História.

EDUFT, Palmas, 2018. Acesso em: 20 mai. 2021.

ALVES, F; ZUSE, A.J. O pedagogo nas organizações: seus saberes e fazeres. Disciplinarum Scientia, v.05, n. 01, p.93-108, 2004.

ARANHA, M.L de A. História da Educação e da Pedagogia. 3 ed. São Paulo: Ed Moderna, 2006.

BRAGA, L.L O papel do pedagogo na atual organização escolar e a articulação com o Projeto Político Pedagógico. 1 ed. 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951- rcp002-19/file. Acesso em`02 jul. 2021.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. 2018.

BRASIL. Texto Anexo - Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental. In: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 15/2017. Brasília, DF, 2017.

BRASIL, Ministério da Cidadania. Orientações técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. 2009. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cra s.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.

FREITAS, L.C de. BNCC: como os objetivos serão rastreados?. 2017. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2017/04/07/bncc-como-os-objetivos-serao- rastreados/.

Acesso em: 20 jun. 2021.

GATTI, B.A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008. DOI: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas,

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia, Ciência da Educação?. Selma G. Pimenta (Org.) São Paulo: Cortez, 1996.

MARCONI, M de A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MIRANDA, D. Arraias: 278 anos de história celebrada em uma manhã diferente. 2018.

NICOLAU, A.A et al. A Pedagogia da Responsabilidade Integral e a BNCC., 1. ed. São Paulo: Thoth, 2018.

Universidade Federal do Tocantins. UFT participa de lançamento do Projeto Craque na Bola com jogador Giba. 2017. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/es/ultimas- noticias/20888-lancamento-do-projeto-craque-na-bola-3. Acesso em: 19 jun. 2021.

PIMENTA, S.G. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RAMOS, M.N. Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

ROCHA, A.S.C. A construção da identidade profissional do pedagogo. 2014. 152f. Dissertação (Mestre em Educação) – Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe), Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, 2014.

SANTOS, J.D.C dos; COSTA, A.R.L; NUNES, A.O. O pedagogo no âmbito da assistência social. Educação e Linguagem, v.04, n.02, p.60-76, dez. 2017. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2018/03/5_EDUC_20172.pdf.

SCHIMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia Dialética. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SEVERO, J.L.R.L. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Rev Brasileira de Estudos Pedagógicos. V. 96, n. 244-2019. DOI:https://www.scielo.br/j/rbeped/a/SgHzCz9mYprkCV6RtTR368v/?lang=pt

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

SOARES, Silvon Ferreira dos Santos; MOREIRA, Divânia Deltrude. ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 141–153, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13612. Acesso em: 22 nov. 2024.