OS REFLEXOS DO PRECONCEITO NA ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

Autores

  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha
  • Nayra Lima Braga

Palavras-chave:

Racismo, Ensino, Apredizagem

Resumo

Este trabalho é uma investigação sobre o preconceito racial na sala de aula por meio dos professores para com os alunos no primeiro segmento do Ensino Fundamental, bem como até que ponto esse preconceito prejudica a aprendizagem destes alunos. Objetiva assim identificar as formas de preconceito racial e descobrir suas possíveis causas. O trabalho consistiu em uma observação nas salas de aula da escola de Ensino Fundamental I José Sales de Araújo no município de Rio Branco, para observar um pouco da rotina da relação professor-aluno; posteriormente uma oficina com alguns alunos onde eles assistiram a um vídeo sobre racismo, deixando suas impressões por meio de um desenho e/ou de um texto sobre o que entenderam do vídeo. O resultado dessa oficina com os alunos foi mostrado aos professores, quando também foi apresentada a lei 10.639/2003 e um questionário com perguntas que buscavam perceber se existe ou não preconceito racial por parte dos professores e se eles conheciam a referida lei. O referencial teórico-metodológico apoia-se, principalmente nas reflexões de Alexandre (2008), Bauru (2008), Cavalleiro (2003) e Munanga (2005). Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que os professores por mais que não assumissem o preconceito racial, mas se propuseram a rever e mudar suas práticas, e os alunos que assistiram o vídeo perceberam o preconceito mesmo que muitas vezes feito em forma de brincadeiras e se comprometeram a acabar com tais atitudes e combater o preconceito racial até mesmo na sua casa. 

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Publicado

2017-03-01

Como Citar

RODRIGUES LIMA DA ROCHA, Flávia; LIMA BRAGA, Nayra. OS REFLEXOS DO PRECONCEITO NA ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 14–35, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13491. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos