A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E SUA QUALIDADE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Palavras-chave:
Educação profissional, Empregabilidade, Desenvolvimento humanoResumo
O presente artigo é uma investigação sobre a educação profissional de ensino médio no ensino público e seus possíveis impactos na economia nacional. Este trabalho tem como objetivo analisar os níveis de satisfação dos alunos sobre a qualidade do ensino docente, as condições estruturais do seu estabelecimento de ensino e suas perspectivas em relação à empregabilidade. Esse estudo foi realizado no Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica – CETEPI, no município de Paulo Afonso - Bahia. Os sujeitos dessa pesquisa foram 100 (cem) estudantes deste estabelecimento de ensino (do 1º ao 4º ano). Os resultados apresentados proporcionam algumas reflexões sobre o momento socioeconômico do país bem como o processo de desenvolvimento humano.
Referências
BID. Banco Interamericano de Desenvolvimento.Do físico à física: infraestrutura escolar e resultados educacionais na América Latina.2011. Disponível em:
<http://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2011-10-18/infraestrutura-escolar-e-reducacionaisamerica-latina,9615.html >Acesso em: abr. 2017.
BRASIL. Lei 9.394 de 1996.Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>Acesso em: abr. 2017.
________.Lei 12.513 de 2011.Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm>Acesso em: abr. 2017
CNI-IBOPE.Confederação Nacional da Indústria. Retratos da sociedade brasileira: educação profissional. Brasília, DF. CNI, 2014
CORRÊA, V.. A nova cultura do trabalho: subjetividades e novas identidades dos trabalhadores. In: FRIGOTTO , G.; CIAVATTA,M.. (orgs.). A formação do cidadão produtivo: a cultura do mercado no ensino médio técnico. Brasília: Inep, 2006,p. 237-258.
DIEESE.Departamento intersindical de estatística e estudos socioeconômicos. Taxa de desemprego registra comportamento relativamente estável na maioria das regiões. 2016.
Disponível em: <http://www.dieese.org.br/analiseped/2016/201612pedsintmet.pdf>. Acesso em: abr. 2017.
DORE, R. Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil.Caderno CEDES, v. 26, n.º 70, p. 329-352,2006.
ESCOTT, C.M. MORAES, M.A. História da educação profissional no Brasil: as políticas públicas e o novo cenário de formação de professores nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. In. Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 9, João Pessoa, 2012, Anais, SNEP, p. 1492-1508, 2012.
FRIGOTTO. G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica.Educação e Sociedade., v. 28, n.º 100, p.1129-1152, 2007.
____________. Educação profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobra de profissionais qualificados.Trabalho, Educação e Saúde, v.5 , n.º 3, p. 521-536, 2008.
GRAMISCI, A. Os Intelectuais e a Organização da cultura. 4º ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira S.A, 1982.
INEP. Censo escolar 2016: notas estatísticas.2017. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/apresentacao/2017/apresentacao_censo_escolar_da_educacao_basica_%202016.pdf . > Acesso em: Acesso em: abr. 2017.
LIBÂNEO, J.C. Didática: velhos e novos temas. Goiânia, GO: Edição do Autor.2002.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Alénea, 2007.
MANZANO, M. (org.). Mapa da educação profissional tecnológica: experiências internacionais e dinâmicas regionais brasileiras. Brasília, DF: CGEE,2015, OLIVEIRA, M.A.M.Políticas públicas para o ensino profissional: o processo de desmantelamento dos CEFETs. Campinas, SP. Papirus, 2015.
PACHECO, E. (Org.). Perspectiva da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: propostas de Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília, DF. Setec/MEC, 2012.
SAVIANI, D.. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11º ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2001.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos.Revista Brasileira de Educação, v. 12, n.º 34, p. 152-180.2007.