O potencial dos meios digitais para o ensino de história: a cultura em foco na sala de aula da educação básica

Autores

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, História Cultural, Ensino de História, História Digital

Resumo

A presente pesquisa pretende debater o uso de acervos digitais com temáticas relacionadas a cultura e a sociedade no Ensino de História para a Educação Básica. Na abordagem proposta, o marco temporal será a segunda metade do século XIX, passando pela abolição até o começo da Primeira República. Através de uma perspectiva influenciada pela Metodologia Dialética e a Pedagogia Histórico-Critica, tem como objetivo dar mais sentido ao imagético nos conteúdos curriculares para os estudantes por meio do uso de recursos audiovisuais em sala de aula. Em um primeiro momento, será debatido o contexto de digitalização que ocorre no mundo e sua relação com o espaço escolar, junto a necessidade de considerar a importância que a cultura visual exerce sobre as novas gerações de estudantes, que já se alfabetizam conectadas. Posteriormente, a hipótese do uso dos elementos culturais como elo de interesse dos alunos é apresentada de acordo com as diretrizes da BNCC, elaborando propostas didáticas com fontes primárias e secundárias para alcançar um ensino empático, que seja significativo para o educando. Conclui-se que essa transição tecnológica é um denso processo histórico que impactará as divisões de trabalho de modo geral, o espaço escolar está incluso e pode ser adaptado de forma benéfica como exemplo de uso responsável das novas ferramentas.

Biografia do Autor

Amaro Jose de Souza Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduando Especialização em Ensino de História pela PROPGPEC do Colégio Pedro II Rio de Janeiro. Monitor de História no Programa Social Salvaguarda. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1650-6271.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7121287966726187. E-mail: amarosouzaneto@gmail.com.

Referências

ABREU, Martha. O império do divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro 1830-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira-Fapesp, 1999.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 15/07/2022.

___________. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de janeiro de 2003, Seção 1, p. 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm> Acesso em: 19/07/2022.

__________. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de março de 2008, Seção 1, p. 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11645.htm> Acesso em: 16/07/2022.

CAIMI, Flávia. O que precisa saber um professor de História? História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015. Disponível em: <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23853> Acesso em 10/07/2022.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1998.

GONZALEZ, Lélia. Festas populares no Brasil. Rio de Janeiro: Index, 1987.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Campinas: Papirus, 1996.

KOFF, Adélia Maria Nehme Simão. Escolas, conhecimentos e culturas: trabalhando com projetos de investigação; Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009

MATTOS, Ilmar Rohloff. “Mas não somente assim!” Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. em Tempo, v. 11, n. 21, 2006. p. 5-16. <https://www.scielo.br/j/tem/i/2006.v11n21/>

MONTEIRO, A. M. F. da C.; PENNA, F. de A. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & amp; Realidade, [S. l.], v. 36, n. 1, 2011. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15080> Acesso em: 29/06/2022

OLIVEIRA, Nucia Alexandra Silva de. História e internet: conexões possíveis. em Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 23-53, mai./ago. 2014.

DOI: 10.5965/2175180306122014023. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180306122014023> Acesso em: 05/07/2022.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003

TARDIF, M., LESSARD, C. e LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente em Teoria & Educação, nº 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991. p. 215-233

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83) Disponível em <http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf> Acesso em 09/07/2022

VIGOTSKY, Lev S. Interaction Between Learning and Development. Mind in Society, Cambridge, 1978. MA: Harvard University Press, 79-91.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

SOUZA NETO, Amaro Jose de. O potencial dos meios digitais para o ensino de história: a cultura em foco na sala de aula da educação básica. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 08–25, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14955. Acesso em: 5 nov. 2024.