O potencial dos meios digitais para o ensino de história: a cultura em foco na sala de aula da educação básica

Autores

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, História Cultural, Ensino de História, História Digital

Resumo

A presente pesquisa pretende debater o uso de acervos digitais com temáticas relacionadas a cultura e a sociedade no Ensino de História para a Educação Básica. Na abordagem proposta, o marco temporal será a segunda metade do século XIX, passando pela abolição até o começo da Primeira República. Através de uma perspectiva influenciada pela Metodologia Dialética e a Pedagogia Histórico-Critica, tem como objetivo dar mais sentido ao imagético nos conteúdos curriculares para os estudantes por meio do uso de recursos audiovisuais em sala de aula. Em um primeiro momento, será debatido o contexto de digitalização que ocorre no mundo e sua relação com o espaço escolar, junto a necessidade de considerar a importância que a cultura visual exerce sobre as novas gerações de estudantes, que já se alfabetizam conectadas. Posteriormente, a hipótese do uso dos elementos culturais como elo de interesse dos alunos é apresentada de acordo com as diretrizes da BNCC, elaborando propostas didáticas com fontes primárias e secundárias para alcançar um ensino empático, que seja significativo para o educando. Conclui-se que essa transição tecnológica é um denso processo histórico que impactará as divisões de trabalho de modo geral, o espaço escolar está incluso e pode ser adaptado de forma benéfica como exemplo de uso responsável das novas ferramentas.

Biografia do Autor

Amaro Jose de Souza Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduando Especialização em Ensino de História pela PROPGPEC do Colégio Pedro II Rio de Janeiro. Monitor de História no Programa Social Salvaguarda. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1650-6271.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7121287966726187. E-mail: amarosouzaneto@gmail.com.

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

SOUZA NETO, Amaro Jose de. O potencial dos meios digitais para o ensino de história: a cultura em foco na sala de aula da educação básica. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 08–25, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14955. Acesso em: 23 dez. 2024.