Que novo normal é esse? – Os recursos digitais na retomada do ensino presencial
Palavras-chave:
Ensino de História, pandemia, recursos digitais, metodologias ativasResumo
A adoção de medidas sanitárias no combate à Covid-19 demandou diferentes saídas para a manutenção dos vínculos pedagógicos na Educação Básica brasileira. O tempo de restrição às aulas presenciais, chegando a mais de 18 meses, foi marcado por ações que buscaram articular o ambiente virtual com as necessidades de ensino e de aprendizagem, marcando novas formas de pensar o Ensino de História, ao menos questionando a pertinência das práticas mais tradicionais. Nesse contexto peculiar, o uso de ferramentas digitais passou a ser recorrente, muitas vezes a única forma possível de interação, mesmo com início do retorno presencial. Isso demandou formação contínua em serviço por parte de educadoras e educadores. Redes sociais, aplicativos de edição, programas de gravação de som e de imagem, sites de interação, dentre outros instrumentos, foram utilizados com algum grau de sucesso. O retorno das atividades presenciais plenas apresenta tanto desafios em mensurar as perdas sociais e pedagógicas enfrentadas por estudantes, como a relevância dessas ferramentas digitais para o ensino em sala de aula. Neste relato de experiência docente na Rede Municipal de Educação de Campinas-SP, reflito as possibilidades de uso desses aprendizados pandêmicos na construção de um ambiente educacional mais horizontal e participativo.
Referências
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