Que novo normal é esse? – Os recursos digitais na retomada do ensino presencial

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, pandemia, recursos digitais, metodologias ativas

Resumo

A adoção de medidas sanitárias no combate à Covid-19 demandou diferentes saídas para a manutenção dos vínculos pedagógicos na Educação Básica brasileira. O tempo de restrição às aulas presenciais, chegando a mais de 18 meses, foi marcado por ações que buscaram articular o ambiente virtual com as necessidades de ensino e de aprendizagem, marcando novas formas de pensar o Ensino de História, ao menos questionando a pertinência das práticas mais tradicionais. Nesse contexto peculiar, o uso de ferramentas digitais passou a ser recorrente, muitas vezes a única forma possível de interação, mesmo com início do retorno presencial. Isso demandou formação contínua em serviço por parte de educadoras e educadores. Redes sociais, aplicativos de edição, programas de gravação de som e de imagem, sites de interação, dentre outros instrumentos, foram utilizados com algum grau de sucesso. O retorno das atividades presenciais plenas apresenta tanto desafios em mensurar as perdas sociais e pedagógicas enfrentadas por estudantes, como a relevância dessas ferramentas digitais para o ensino em sala de aula. Neste relato de experiência docente na Rede Municipal de Educação de Campinas-SP, reflito as possibilidades de uso desses aprendizados pandêmicos na construção de um ambiente educacional mais horizontal e participativo.

Biografia do Autor

Harian Pires Braga, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Professor de Educação Básica III – História na Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), Campinas, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Arthur Benedito de Oliveura Porto, 271, Jardim Rafael, Caçapava, São Paulo, Brasil, CEP: 12288-460. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2707-9823 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7399586288650873. E-mail: harian.braga@gmail.com

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

BRAGA, Harian Pires. Que novo normal é esse? – Os recursos digitais na retomada do ensino presencial. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 89–108, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14960. Acesso em: 24 abr. 2024.