Que novo normal é esse? – Os recursos digitais na retomada do ensino presencial

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, pandemia, recursos digitais, metodologias ativas

Resumo

A adoção de medidas sanitárias no combate à Covid-19 demandou diferentes saídas para a manutenção dos vínculos pedagógicos na Educação Básica brasileira. O tempo de restrição às aulas presenciais, chegando a mais de 18 meses, foi marcado por ações que buscaram articular o ambiente virtual com as necessidades de ensino e de aprendizagem, marcando novas formas de pensar o Ensino de História, ao menos questionando a pertinência das práticas mais tradicionais. Nesse contexto peculiar, o uso de ferramentas digitais passou a ser recorrente, muitas vezes a única forma possível de interação, mesmo com início do retorno presencial. Isso demandou formação contínua em serviço por parte de educadoras e educadores. Redes sociais, aplicativos de edição, programas de gravação de som e de imagem, sites de interação, dentre outros instrumentos, foram utilizados com algum grau de sucesso. O retorno das atividades presenciais plenas apresenta tanto desafios em mensurar as perdas sociais e pedagógicas enfrentadas por estudantes, como a relevância dessas ferramentas digitais para o ensino em sala de aula. Neste relato de experiência docente na Rede Municipal de Educação de Campinas-SP, reflito as possibilidades de uso desses aprendizados pandêmicos na construção de um ambiente educacional mais horizontal e participativo.

Biografia do Autor

Harian Pires Braga, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Professor de Educação Básica III – História na Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), Campinas, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Arthur Benedito de Oliveura Porto, 271, Jardim Rafael, Caçapava, São Paulo, Brasil, CEP: 12288-460. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2707-9823 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7399586288650873. E-mail: harian.braga@gmail.com

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: ed. Zahar, 2001.

CAMPINAS. Decreto Nº 20.768 de 16 de março de 2020 – Dispõe sobre a suspensão de todas as atividades escolares nas Unidades Educacionais que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Campinas. Diário Oficial do Município de Campinas, Campinas, SP, ano 49, n.12287, 17 de março 2020a. Disponível em: http://www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/. Acesso em: 27 de jun. 2022

CAMPINAS. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos Anos Finais - um processo de reflexão e ação. Campinas: SME, 2010.

CAMPINAS. Documento Orientador para o desenvolvimento de ações mitigadoras e emergenciais de apoio pedagógico durante o período de suspensão de atividades escolares. 15 de abr. 2022c. Disponível em: https://sites.google.com/educa.campinas.sp.gov.br/sme-teletrabalho/ensino-fundamental?authuser=0. Acesso em: 28 de jun. 2022.

CAMPINAS. Resolução SME/FUMEC Nº2, de 26 de março de 2020. Diário Oficial do Município de Campinas, Campinas, SP, ano 49, n.12296, 27 marços 2020b. Disponível em: http://www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/. Acesso em: 27 de jun. 2022.

PIERO, Maria Clara del. Um balanço da evolução recente da educação de jovens e adultos no Brasil. IN: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2020.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

BRAGA, Harian Pires. Que novo normal é esse? – Os recursos digitais na retomada do ensino presencial. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 89–108, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14960. Acesso em: 5 nov. 2024.