A CONSTITUIÇÃO DE SURDOS EM ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR: CONFLITOS, CONTRADIÇÕES E EXCLUSÕES

Autores

  • Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu

Palavras-chave:

Surdez, Práticas escolares, Análise do discurso, LIBRAS, Constituição do aluno surdo

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar os significados e os sentidos das práticas escolares constitutivas dos dizeres de alunos surdos, tendo como referenciais teóricos e metodológicos a Análise do Discurso, alguns conceitos advindos da Psicanálise Freudo lacaniana e estudos sobre a língua de sinais. Na construção do corpus da pesquisa foram entrevistados seis alunos surdos (13 e 26 anos), matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), de uma escola municipal da cidade de Uberlândia – MG. As entrevistas foram realizadas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e interpretadas, simultaneamente, em português (oral) e registradas em áudio e vídeo. Os resultados da pesquisa sugerem que a constituição do surdo em aluno, resulta da relação da pessoa surda com a sua surdez; da necessidade de acesso a uma língua para que a comunicação possa ser estabelecida, desenvolvida e ampliada e LIBRAS comparece como uma língua que favorece o desenvolvimento e a comunicação dos surdos. A pesquisa evidencia, ainda que, a escola, ao priorizar a Língua Portuguesa (escrita e oral), em detrimento de uma abordagem bilíngue (LIBRAS- Língua Portuguesa), acaba levando o aluno surdo a viver uma situação de conflitos, contradições e exclusões dentro do contexto escolar.

Referências

KUSNETZOFF, J. C. 1982. Introdução à psicopatologia psicanalítica. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

LACAN, J. 2008. O Seminário: Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais as Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar.

______. 2010. O Seminário: livro 02: O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeir: Jorge Zahar.

ORLANDI, E. 2001. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes.

PÊCHEUX, M. 2012. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad.: Eni P. Orlandi. 6 ed. Campinas: Pontes.

QUADROS, R. M.; CRUZ, R. R. 2011. Língua de sinais: instrumentos de avaliação. Porto Alegre: Artmed.

QUADROS, R. KARNOPP, L. B. 2004. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed.

ROUDINESCO, E.; PLON, M. 1998. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar.

SKLIAR, C. 1998. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Dimensão.

STOKOE, W. 1960. Sign and culture: a reader for students of american sign language. Listok Press, Silver Spring, MD.

STROBEL, K. 2009. História da educação de surdos. 49f. Dissertação [Licenciatura em Letras - LIBRAS na modalidade à distância]. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

TEIXEIRA, M. 2005. Análise de discurso e psicanálise: elementos para uma abordagem do sentido ao discurso. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Como Citar

BARRETO FERNANDES DE ABREU, Márcia Cristina. A CONSTITUIÇÃO DE SURDOS EM ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR: CONFLITOS, CONTRADIÇÕES E EXCLUSÕES. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 65–80, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13488. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos