A CONSTITUIÇÃO DE SURDOS EM ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR: CONFLITOS, CONTRADIÇÕES E EXCLUSÕES

Autores

  • Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu

Palavras-chave:

Surdez, Práticas escolares, Análise do discurso, LIBRAS, Constituição do aluno surdo

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar os significados e os sentidos das práticas escolares constitutivas dos dizeres de alunos surdos, tendo como referenciais teóricos e metodológicos a Análise do Discurso, alguns conceitos advindos da Psicanálise Freudo lacaniana e estudos sobre a língua de sinais. Na construção do corpus da pesquisa foram entrevistados seis alunos surdos (13 e 26 anos), matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), de uma escola municipal da cidade de Uberlândia – MG. As entrevistas foram realizadas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e interpretadas, simultaneamente, em português (oral) e registradas em áudio e vídeo. Os resultados da pesquisa sugerem que a constituição do surdo em aluno, resulta da relação da pessoa surda com a sua surdez; da necessidade de acesso a uma língua para que a comunicação possa ser estabelecida, desenvolvida e ampliada e LIBRAS comparece como uma língua que favorece o desenvolvimento e a comunicação dos surdos. A pesquisa evidencia, ainda que, a escola, ao priorizar a Língua Portuguesa (escrita e oral), em detrimento de uma abordagem bilíngue (LIBRAS- Língua Portuguesa), acaba levando o aluno surdo a viver uma situação de conflitos, contradições e exclusões dentro do contexto escolar.

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Publicado

2017-03-01

Como Citar

BARRETO FERNANDES DE ABREU, Márcia Cristina. A CONSTITUIÇÃO DE SURDOS EM ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR: CONFLITOS, CONTRADIÇÕES E EXCLUSÕES. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 65–80, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13488. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos