Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Porto das Letras
Periódicos UFT
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Periódicos UFT
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 9 No. 3 (2023): IV GELLNORTE – Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira - Estudos Literários
Vol. 9 No. 3 (2023): IV GELLNORTE – Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira - Estudos Literários
Published:
2024-01-11
EXPEDIENTE
Expediente
Yurgel Pantoja Caldas; Carlos Roberto Ludwig
1-5
PDF (Português (Brasil))
EDITORIAL
Apresentação
Yurgel Pantoja Caldas; Carlos Roberto Ludwig
6 - 7
PDF (Português (Brasil))
Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira
A invenção do literário
um olhar sobre a didatização de Jorge Amado
Márcio Araújo de Melo, Elizabete Barros de Sousa Lima, Tereza Ramos Carvalho
8 – 24
PDF (Português (Brasil))
A relação entre o texto ficcional e a arte de ler na formação do leitor literário: o exemplo de As Crônicas de Nárnia
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira, Andrea Martins Lameirão Mateus
25 – 40
PDF (Português (Brasil))
Concepções de letramento literário nas habilidades do campo artístico-literário da BNCC/DCT
Samuel Pereira Rodrigues, Mario Ribeiro Morais
41 – 60
PDF (Português (Brasil))
Espaços e os Modos de Ler Literatura
Davi Pereira Gomes, Josefa Santos
61 – 75
PDF (Português (Brasil))
Leitura de poesia contemporânea via multiletramentos
o caso dos poemas de Arnaldo Antunes
Walace Rodrigues
76 - 86
PDF (Português (Brasil))
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Raquel Endalécio Martins, Moema de Souza Esmeraldo
87 – 97
PDF (Português (Brasil))
THEATER AS A STRATEGY FOR READER FORMATION
Elisa Augusta Lopes Costa
98 – 113
PDF (Português (Brasil))
A atuação do docente de Língua Portuguesa na formação de leitores do ensino médio
Egly Sterfane da Silva Borges, Vanessa Rita de Jesus Cruz
114 – 136
PDF (Português (Brasil))
WOMEN FROM AMAZONIA IN ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIRO
Nilcimara de Vilhena Lima Caldas, Germana Sales
137 – 148
PDF (Português (Brasil))
MULHERES LEITORAS E ESCRITORAS NO BRASIL DO OITOCENTOS
Simone Cristina Mendonça
149 – 160
PDF (Português (Brasil))
O fio narrativo de personagens femininas em Canção para ninar menino grande de Conceição Evaristo
uma leitura da escrevivência como estratégia narrativa para orientar leitores
Albania Celi Morais Brito Lira
161 – 174
PDF (Português (Brasil))
A Guerrilha do Araguaia na Literatura
Memória e Resistência
Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo
175 – 190
PDF (Português (Brasil))
GUERRILHA DO ARAGUAIA
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA LITERATURA DE TESTEMUNHO
Érica Jéssica Ferreira Costa Guimarães
191 – 211
PDF (Português (Brasil))
Alvaro da Cunha e a consolidação da poesia no Território Federal do Amapá
Yurgel Pantoja Caldas
212 – 228
PDF (Português (Brasil))
CIDADES E FLORESTAS: O ESPAÇO LITERÁRIO NA ARQUITETURA DO ROMANCE CINZAS DO NORTE
Eulisson Nogueira de Sousa
229 – 240
PDF (Português (Brasil))
ESPAÇO E IDENTIDADE
A REPRESENTAÇÃO DO GARIMPO NA LITERATURA
Moema de Souza Esmeraldo
241 – 252
PDF (Português (Brasil))
Evidências de práticas colonizadoras A árvore que chora, de Vicki Baum
Evidências de práticas colonizadoras A árvore que chora, de Vicki Baum
Larissa Gotti Pissinatti, Mara Genecy Centeno Nongueira, Sonia Maria Gomes Sampaio
253 – 266
PDF (Português (Brasil))
MUSSA RACUA E NAFTAL
VIOLÊNCIA COLONIAL
Eliane dos Santos Ramos, Patrícia Sautiro Fernandes, Socorro Helení Velasques Gonçalves Ferreira Lima
267 – 278
PDF (Português (Brasil))
Narrativas da Literatura Infantojuvenil que potencializam o imaginário e o espaço amazônicos por meio das linguagens verbal e visual
Iza Reis Gomes, Queila Barbosa Lopes
279 – 296
PDF (Português (Brasil))
AS FUNÇÕES SACRALIZADORA E DESSACRALIZADORA DA LITERATURA NA OBRA MORMAÇO (2016) DO POETA ELIZEU BRAGA.
Matheus Faustino Pedrosa, Sonia Maria Gomes Sampaio
297 – 310
PDF (Português (Brasil))
ROTA MARÍTIMA DO ÚLTIMO NAVIO NEGREIRO: AS CARTAS DE FRADIQUE MENDES
Lyanna Carvalho, Nayara Damasceno da Silva
311 – 330
PDF (Português (Brasil))
Developed By
Open Journal Systems
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)
Deutsch
Information
For Readers
For Authors
For Librarians