Espaços e os Modos de Ler Literatura

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Resumo

: No contexto brasileiro, formar leitores literários ainda é um desafio, dado as enfraquecidas políticas públicas para aquisição e acesso a acervos atualizados e espaços para leituras de forma aprazível. O trabalho objetiva discursivizar sobre os modos e os espaços íntimos/públicos para ler literatura. Na esteira de Michèle Petit (2013) promoção das formas, espaços de leituras é uma ideia recente, pois o acesso à leitura fora negado por anos, principalmente às camadas mais vulneráveis da sociedade. Antonio Candido (2011) assevera que negar o acesso à leitura/literatura é negar a cultura de um povo e o que ele tem de melhor na construção de sua identidade. De mesmo modo, Rildo Cosson (2018) assegura que, a literatura é o espaço lócus do conhecimento. Destarte, trataremos do bem cultural cujo o acesso promove uma sociedade política, com aspecto cognitivo e linguístico mais desenvolvido. Os modos e espaços para realização de leitura literária que promovam os sujeitos/leitores duradouras percepções de leitura. Para essa perspectiva, propomos tecer reflexões nos moldes de uma Sequência Didática, como o leitor do texto literário pode alcançar a fruição com discussões que atravessam e/ou perpassam a finalidade pragmática. Desse modo ancoramos em conceituar os tipos de leituras, modalizar espaços e modos de ler literatura segundo Regina Zilberman (2019), Teresa Colomer (2007) Roger Chartier (1999), dentre outros que dedicaram seus trabalhos a formação do leitor literário.

Biografia do Autor

Josefa Santos , UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Mestranda em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). Professora da Educação Básica Municipal - SEMED-TO.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Gomes, D. P., & Santos , J. (2024). Espaços e os Modos de Ler Literatura. Porto Das Letras, 9(3), 61 – 75. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17450

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira