A invenção do literário

um olhar sobre a didatização de Jorge Amado

Autores

Resumo

A coleção “Literatura Comentada”, organizada por Álvaro Cardoso Gomes e Sônia Regina Rodrigues Neves, traz, como uma de suas produções, a obra Jorge Amado (1988). Nesta, os autores se comprometem a apresentar a literatura de forma didática, recorrendo à teoria da literatura e à crítica literária como respaldo para discorrer sobre modelos de se ensinar literatura. Na obra, percebe-se a inclinação dos leitores a partir para outros saberes, criando hiato entre o que é ensinar literatura e o que está sendo ensinado. Ao reconhecer a lacuna educacional e seu modelo de didatização por meio da literatura, esta pesquisa discorre sobre a importância do leitor no consumo do texto estético, de modo a orientar novas práticas de leitura. Para isso, recorreu-se às teorias de Sartre (1999), Lajolo (2004), Soares (1999), Barthes (1977), Melo e Silva (2011), entre outros teóricos que foram suporte para esta escritura. Em suma, entende-se que a escolha editorial, que cobre propósitos específicos de edição, subjuga a capacidade leitora do estudante, perfazendo percursos ideológicos de seus idealizadores.

Biografia do Autor

Elizabete Barros de Sousa Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB).

Tereza Ramos Carvalho, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Doutora em Literatura pela Unvesidade de Brasília

Referências

GOMES, Álvaro Cardoso. Jorge Amado: seleção de textos, notas, estudos biográficos. Histórico e crítico por Álvaro Cardoso Gomes. 2. Ed. Histórico e crítico por Álvaro Cardoso Gomes. 2 ed. São Paulo, Nova Cultural, 1988.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática 2004.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura - título original: A history of reading

tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

MELO, Márcio Araújo de; SILVA, Antonio Adailton. Ensino da literatura: diversidade e Fronteira. Polifonia (UFMT), v. 18, p. 110-123, 2011.

MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 57.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a Literatura? 3ª edição. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1999.

SILVA, Luiza Helena de Oliveira e MELO, Márcio Araújo de. O que pode o leitor? EntreLetras, 2016, 6(2), p. 120-132.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

de Melo, M. A., Barros de Sousa Lima, E., & Ramos Carvalho, T. (2024). A invenção do literário: um olhar sobre a didatização de Jorge Amado. Porto Das Letras, 9(3), 8 – 24 . Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17480

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira