A invenção do literário
um olhar sobre a didatização de Jorge Amado
Resumo
A coleção “Literatura Comentada”, organizada por Álvaro Cardoso Gomes e Sônia Regina Rodrigues Neves, traz, como uma de suas produções, a obra Jorge Amado (1988). Nesta, os autores se comprometem a apresentar a literatura de forma didática, recorrendo à teoria da literatura e à crítica literária como respaldo para discorrer sobre modelos de se ensinar literatura. Na obra, percebe-se a inclinação dos leitores a partir para outros saberes, criando hiato entre o que é ensinar literatura e o que está sendo ensinado. Ao reconhecer a lacuna educacional e seu modelo de didatização por meio da literatura, esta pesquisa discorre sobre a importância do leitor no consumo do texto estético, de modo a orientar novas práticas de leitura. Para isso, recorreu-se às teorias de Sartre (1999), Lajolo (2004), Soares (1999), Barthes (1977), Melo e Silva (2011), entre outros teóricos que foram suporte para esta escritura. Em suma, entende-se que a escolha editorial, que cobre propósitos específicos de edição, subjuga a capacidade leitora do estudante, perfazendo percursos ideológicos de seus idealizadores.
Referências
GOMES, Álvaro Cardoso. Jorge Amado: seleção de textos, notas, estudos biográficos. Histórico e crítico por Álvaro Cardoso Gomes. 2. Ed. Histórico e crítico por Álvaro Cardoso Gomes. 2 ed. São Paulo, Nova Cultural, 1988.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática 2004.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura - título original: A history of reading
tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
MELO, Márcio Araújo de; SILVA, Antonio Adailton. Ensino da literatura: diversidade e Fronteira. Polifonia (UFMT), v. 18, p. 110-123, 2011.
MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 57.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a Literatura? 3ª edição. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1999.
SILVA, Luiza Helena de Oliveira e MELO, Márcio Araújo de. O que pode o leitor? EntreLetras, 2016, 6(2), p. 120-132.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).