TEATRO COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR

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Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é demonstrar a relevância de um trabalho alicerçado na linguagem do teatro como forma de estimular os estudantes a se aproximarem do universo ficcional, no intuito de otimizar o ensino de literatura e língua portuguesa por meio do letramento literário e dos gêneros discursivos/textuais. Nesta perspectiva, tomando por base o conceito de metodologias ativas (BACICH; MORAN, 2018), propõe-se a execução de um projeto voltado para a montagem de uma peça teatral criada pelos estudantes. A fundamentação teórica, de base sociointeracionista (BAKHTIN, 1997), conta com autores como Boal (2009), Spolin (1979 e 2011), e Koudela e Santana (2005) no que tange aos princípios teóricos do teatro. Enquanto Candido (1995, 2002) e Lajolo (2004) fornecem subsídios acerca das concepções de leitura e da importância da literatura na formação do indivíduo, Cosson (2014) e Soares (2004) contribuem com o arcabouço acerca do letramento literário. A metodologia abrange todos os aspectos inerentes à montagem de uma peça teatral, desde o estudo das especificidades do texto dramático até as características da linguagem corporal. Por outro lado, observam-se também questões como transposição de gêneros textuais, análise linguística e intertextualidade, por meio da comparação entre textos narrativos e textos dramáticos e da elaboração do roteiro da peça a ser montada.

 

Palavras-chave: Literatura; letramento literário; teatro; ensino.

Referências

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Augusta Lopes Costa, E. (2024). TEATRO COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR. Porto Das Letras, 9(3), 98 – 113. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/16969

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira