ESPAÇO E IDENTIDADE

A REPRESENTAÇÃO DO GARIMPO NA LITERATURA

Autores

  • Moema de Souza Esmeraldo UFRR

Resumo

Para discutir a representação do garimpo na literatura, este artigo visa trabalhar com as obras de Brasiliense (2006), Maccaggi (2012) e Kopenawa e Albert (2015). Nesse sentido, serão apontados traços da realidade do espaço comum do garimpo, investigadas as diferenças significativas na construção das identidades dos personagens e a mudança do sujeito narrador viajante para o narrador nativo e indígena, no caso de Kopenawa e Albert. Para tanto, serão levantadas as imagens descritivas e as construções discursivas utilizadas nessas obras, para evidenciar o espaço do garimpo e as relações de exploração, dominação e usurpação vivenciadas pelas personagens. Na composição do método de análise, pretende-se desenvolver e entender as divergências na construção da identidade garimpeira. Essas obras se afinam com a temática da representação do espaço do garimpo, porém não convergem na perspectiva de construção dos espaços e dos sujeitos que o vivenciam, haja vista a relação do homem com a exploração e as consequências da atividade enraizada na história do Brasil. Assim, serão ainda objeto de investigação textos teóricos, como Marxismo e literatura, de Raymond Wiliams.Os conceitos fundamentais para a discussão sobre identidade e cultura provêm das discussões de Homi Bhabha, na obra O local da cultura, e Hall (2016), em Cultura e representação. O tratamento desses temas abriga representações diferentes sobre a questão do espaço do garimpo como herança do colonialismo que ainda persiste e perpassa as identidades.

Palavras-chave: discurso; garimpo; representação; narrativas.

Referências

BRASILIENSE, Eli. Pium. 5. ed. Goiânia: ICBC, 2006.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional, 1985.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2016.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami.Tradução: Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MACAGGI, Nenê (Maria). A mulher do garimpo: o romance do extremo sertão norte do Amazonas. Boa Vista: Gráfica Real, 2012.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 3. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.

WILIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Esmeraldo, M. de S. (2024). ESPAÇO E IDENTIDADE: A REPRESENTAÇÃO DO GARIMPO NA LITERATURA. Porto Das Letras, 9(3), 241 – 252. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17067

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira