Leitura de poesia contemporânea via multiletramentos
o caso dos poemas de Arnaldo Antunes
DOI:
https://doi.org/10.20873.2393-10Resumo
Por meio deste trabalho, buscamos pensar modos de utilização da poesia contemporânea em sala de aula da educação básica. Partimos do princípio de que a escrita e a leitura se aprendem na escola (ZILBERMAN, 1985) e nela pode aprimorar-se por meio da leitura dos mais variados gêneros textuais. Compreendemos a literatura contemporânea como uma ótima porta de entrada para experiências sensoriais de leituras que envolvam múltiplos sentidos e várias formas de ler. Este texto traz uma análise qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como exemplo a obra poética do artista multifacetado Arnaldo Antunes. Vemos os textos poéticos de Antunes como ferramentas importantes para a fruição, sensibilização, criação, inovação etc, dentro da sala de aula e em outros ambientes escolares. Os poemas de Antunes (2010, 2015) podem ser facilmente compreendidos como textos multimodais (ROJO, 2013; TEIXEIRA; FARIA; SOUSA, 2014) e que trazem em si uma caminhada histórica de fazeres e saberes intelectuais brasileiros na composição de obras de arte literária. Acreditamos que os poemas de Arnaldo Antunes, quando utilizados em ambiente escolar, podem levar à reflexões críticas variadas sobre a cultura brasileira e a sensibilizações ímpares, estimulando os estudantes a continuarem pelos caminhos desafiadores e de descobertas por meio de leituras variadas (via textos os mais diversos).
Referências
ANTUNES, Arnaldo. Melhores poemas. JAFFE, Noemi (seleção e prefácio). São Paulo: Global, 2010.
ANTUNES, Arnaldo. Agora aqui ninguém precisa de si. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BOAVENTURA, Luis Henrique; MECCA, Édina Menegat; FREITAS, Ernani Cesar de. Multiletramentos e multimodalidade: o design de significados em livro didático de língua portuguesa. Fólio. Revista de Letras. Vitória da Conquista, v. 12, n. 2, pag. 15-34, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7007 Acesso 24 jun. 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BATAILLE, Georges. Le dictionnaire critique. Orléans: L'Écarlate, 1970.
CANDIDO, Antônio. Na sala de aula: cadernos de análise literária. São Paulo: Ática, 2008.
COSTA, Marta Morais da. Literatura Infantil. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
RODRIGUES, Walace. Reflexões sobre multiletramentos e textos multimodais em ambientes educacionais. Revista Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 107-119, dez. 2022. ISSN 1981-9943. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9763 Acesso em: 04 mar. 2023.
ROJO, Roxane. Entrevista –Outras maneiras de ler o mundo. IN: Educação no Século XXI: Multimetramentos. São Paulo: Fundação Telefônica, volume 3, pág. 7-11, 2013.
TEIXEIRA, Vera Lúcia; FARIA, K.; SOUSA, S. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Revista Desenredo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 10, n. 2, pág. 314-336, jul./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v10i2.4295 Acesso em 20 fev. 2023.
ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil para crianças que aprendem a ler. Caderno de Pesquisa. São Paulo, n. 52, pág. 78-83, fev. 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).