LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

Resumo

A discussão a ser desenvolvida visa contribuir para o percurso afirmativo sobre a prática de leitura literária na educação básica e no ensino superior. Tendo em vista pensar ações educativas do ensino de literatura voltadas para a formação de professores/as, no âmbito do ensino da história e cultura indígena, em uma perspectiva de reconhecimento e trabalho com textos de autoria indígena em práticas pedagógicas que evidenciam vozes que compõem a literatura indígena contemporânea no Brasil. Para fundamentação teórica utilizaremos Cosson (2008), Street (2014), Rojo (2012) e Kleiman (1995; 2008) a partir dos conceitos de letramento e letramento como prática social. Como recurso metodológico de formação a intenção será apresentar atividades de letramento literário a partir das oficinas de mediação literária e círculos de leitura propostas por Rido Cosson (2018), no livro “Letramento literário: teoria e prática”.

Biografia do Autor

Moema de Souza Esmeraldo, Universidade Federal de Roraima

Docente efetiva, Adjunto A, na Universidade Federal de Roraima, no Centro de Educação, atuando nos cursos de Educação do Campo, na licenciatura em matemática EAD e professora nos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFRR) e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei). Atualmente participa dos grupos de pesquisa FPEC- Formação de professores e práticas pedagógicas e epistemológicas na Educação do Campo (FPEC/LEDUCARR/PPGE/UFRR/UERR), Literatura, africanidades e minorias sociais (PPGL/UFRR) e Recepção da Literatura infanto-juvenil e práticas sociais de letramento literário (LEDUCARR/CEDUC/UFRR), neste último está como líder. Doutora em Letras (2018), pelo Programa de Literatura, cultura e contemporaneidade na PUC-Rio e Mestra em Estudos da Linguagem (2014) pela UFG. Possui graduação em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Goiás/Campus Cora Coralina (2005) e graduação em Pedagogia (2010). Foi servidora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e Secretaria de Educação de Goiás, além de professora Substituta, na Universidade Estadual de Goiás/Campus Formosa. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, crônica, poesia, letramento, escritas decoloniais, formação de professores, análise do discurso (AD) e sociolinguística. OIRCID: 0000-0001-5626-1267

Referências

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

CANDIDO, Antonio (2011). “O direito à literatura”. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, p.195-216.

KLEIMAN, Ângela. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, Ângela. Os estudos de letramento e a formação do professor de Língua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

STREET, Brian. Letramentos Sociais. São Paulo: Parábola, 2014.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: 2012, Ibpex.

ZILBERMAN, Regina. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista Desenredo, v. 5, n. 1, 2009.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Endalécio Martins, R., & de Souza Esmeraldo, M. (2024). LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Porto Das Letras, 9(3), 87 – 97. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17079

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira