AS FUNÇÕES SACRALIZADORA E DESSACRALIZADORA DA LITERATURA NA OBRA MORMAÇO (2016) DO POETA ELIZEU BRAGA.

Autores

Resumo

Resumo: A obra Mormaço (2016), de Elizeu Braga, poeta beradeiro portovelhense, da comunidade de Itacoã, na beira do Rio Madeira, traz em sua poética uma representação de Amazônia dissonante daquela construída originalmente pelas literaturas escritas por colonizadores, colonos, viajantes europeus e estadunidenses que, mesmo no século XXI, ainda remontam a imagem da vivência amazônica presente no imaginário popular e na construção da identidade cultural amazônica como abordam João de Jesus Paes Loureiro (2015) e Ana Pizarro (2012). Com fundamento nas noções de Identidade e Representação de Tomaz Tadeu da Silva (2014), e nos conceitos de Sacralização e Dessacralização trazidos pelos autores Edouard Glissant (1989) e Zilá Bernd (2011), este estudo propõe a análise dos processos de sacralização, dessacralização e representação da identidade cultural amazônica a partir da poesia de Elizeu Braga, por meio de um recorte de poemas selecionados da obra Mormaço (2016). A escolha se justifica com base na contemporaneidade e relevância da obra, que tem adquirido cada vez mais popularidade, interesse acadêmico e fortuna crítica. A imagem erigida por meio da representação da literatura de viagem e dos olhares colonialistas é a de uma Amazônia mística e exótica, habitada por indígenas infantilizados e caboclos preguiçosos, que não comporta a humanidade da vivência amazônica, e suas tensões culturais visíveis nos versos do poeta Elizeu Braga.

Biografia do Autor

Matheus Faustino Pedrosa, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando em Estudos Literários do PPG-MEL pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Bolsista CAPES.

Sonia Maria Gomes Sampaio, Universidade Federal de Rondônia

Doutora, Professora do Departamento de Letras Vernáculas-Universidade Federal de Rondônia//UNIR

Referências

Baterista do Restart derrapa na geografia e elimina civilização do Amazonas. Revista Veja. 9 de março de 2011. Disponível em: https://veja.abril.com.br/cultura/baterista-do-restart-derrapa-na-geografia-e-elimina-a-civilizacao-do-amazonas. Acesso em: 17 de julho de 2023.

BERND, Zilá; LOPES, Cícero Galeno (Orgs.). Identidades e Estéticas Compósitas. 1ª ed. Canoas: Editora da UFRGS. 1999.

BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. 3ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2011.

BRAGA, Elizeu. Mormaço. Porto Velho. 2016.

GLISSANT, Edouard. Caribbean Discourse: selected essays. Tradução de J. Michael Dash. Charlottesville: University Press of Virginia. 1989.

LOPES JUNIOR, José Maria; MAIOLI, Juliana Bevilacqua. No Banzeiro das águas: literatura, teatro e outras travessias às margens do Rio Madeira. In: TALLERI, Jorgelina; TEIXEIRA, Wagner (Orgs.) Transbordando as fronteiras: lenguajes desde el entrelugar, resistencia y pluralidad en los Brasiles. Manaus: EDUA. 2020.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica - uma poética do imaginário. Manaus: Valer. 2015.

PIZARRO, Ana. Amazônia: As vozes do rio. Tradução de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2012.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2ª ed. Rio de Janeiro: Rocco. 2000.

SILVA, Josué da Costa et al. Nos BANZEIROS do Rio: Ação interdisciplinar em busca de sustentabilidade em Comunidades Ribeirinhas da Amazônia. Porto Velho: EDUFRO. 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença, a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes. 2014.

TEIXEIRA, Wagner (org). Transbordando as fronteiras: lenguajes desde el entrelugar, resistencia y pluralidad en los Brasiles. Manaus: EDUA. 2020.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Faustino Pedrosa, M., & Gomes Sampaio, S. M. (2024). AS FUNÇÕES SACRALIZADORA E DESSACRALIZADORA DA LITERATURA NA OBRA MORMAÇO (2016) DO POETA ELIZEU BRAGA. Porto Das Letras, 9(3), 297 – 310 . Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17848

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira