Concepções de letramento literário nas habilidades do campo artístico-literário da BNCC/DCT
Resumo
O Letramento Literário configura-se como importante processo de apropriação e incorporação do texto literário nas práticas escolares e sociais de leitura e escrita, assegurando seu efetivo uso e domínio. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o entendimento da concepção de letramento literário nas habilidades do campo de atuação ‘Artístico-literário’. Esta investigação está situada no campo de estudos da Linguística Aplicada Indisciplinar, dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Literário. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é do tipo qualitativa, de procedimento descritivo documental, por unidade de registro. As categorias são os paradigmas do ensino de literatura (Moral-Gramatical, Histórico-Nacional, Analitico-Textual, Social-Identitário, Formação do leitor, Letramento Literário) são tomados como categorias de análise e são mobilizados no tratamento dos dados. Os resultados apresentam que as concepções dos paradigmas de ensino de literatura tradicionais e contemporâneos são mobilizados no corpo das habilidades do campo artístico-literário da Base Comum Curricular/Documento Curricular do Tocantins. No Letramento Literário, as habilidades poderão direcionar as práticas de ensino de literatura para dois pólos: o autônomo e o ideológico.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Médio. Brasília: Mec, 2018.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014a.
COSSON, R. (2017). Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.
COSSON, R. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
KLEIMAN, Â. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela. B (org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 1986.
MORAIS, M. R.; SILVA, W. R. Afinal existe crise de leitura literária, REVELLI, Inhumas/Goiás, v.9 n.3, p. 1-26, set., 2017.
MOITA LOPES, L. P. da. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In.: MOITA LOPES, L. P. da (org). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-43.
NEVES, C. A. de B. Letramentos literários em travessias na Linguística Aplicada: ensino transgressor e aprendizagem subjetiva da literatura. In: LIMA, É. (org.). Linguística aplicada na Unicamp: travessias e perspectivas [livro eletrônico]. 1.ed. Bauru, SP: Canal 6, 2021. p. 65-88.
PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011, p. 11-24.
PINHEIRO, A. S. O ensino de literatura: a questão do letramento literário. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos; LEAL, Rosa Myriam Avellaneda (Orgs.). Leitura e Escrita na América Latina: teoria e prática de letramento (s). Dourados: Ed. UFGD, 2011, p. 37-55.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, Aracy et al. (orgs.). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOUZA, R. J. de; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. In: Universidade Estadual Paulista [UNESP] (Org.). Caderno de formação: formação de professores. Didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, v. 2. p. 101-107, 2011.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins (DCT). Etapa Ensino Médio. Caderno 2: Linguagens e suas Tecnologias. Palmas: Seduc, 2022a. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/293180. Acesso: 02 mar. 2023.
TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins (DCT). Etapa Ensino Médio. Caderno 2. Anexo: Linguagens e suas Tecnologias. Palmas: Seduc, 2022b. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/294001. Acesso em: 02 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).