Concepções de letramento literário nas habilidades do campo artístico-literário da BNCC/DCT

Autores

  • Samuel Pereira Rodrigues Fundação Universidade Federal do Tocantins
  • Mario Ribeiro Morais Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0001-6458-842X

Resumo

O Letramento Literário configura-se como importante processo de apropriação e incorporação do texto literário nas práticas escolares e sociais de leitura e escrita, assegurando seu efetivo uso e domínio. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o entendimento da concepção de letramento literário nas habilidades do campo de atuação ‘Artístico-literário’. Esta investigação está situada no campo de estudos da Linguística Aplicada Indisciplinar, dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Literário.  Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é do tipo qualitativa, de procedimento descritivo documental, por unidade de registro. As categorias são os paradigmas do ensino de literatura (Moral-Gramatical, Histórico-Nacional, Analitico-Textual, Social-Identitário, Formação do leitor, Letramento Literário) são tomados como categorias de análise e são mobilizados no tratamento dos dados. Os resultados apresentam que as concepções dos paradigmas de ensino de literatura tradicionais e contemporâneos são mobilizados no corpo das habilidades do campo artístico-literário da Base Comum Curricular/Documento Curricular do Tocantins. No Letramento Literário, as habilidades poderão direcionar as práticas de ensino de literatura para dois pólos: o autônomo e o ideológico.

Biografia do Autor

Mario Ribeiro Morais, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura. Professor efetivo do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). E-mail: moraismario@uft.edu.br.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Pereira Rodrigues, S., & Morais, M. R. (2024). Concepções de letramento literário nas habilidades do campo artístico-literário da BNCC/DCT. Porto Das Letras, 9(3), 41 – 60. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17233

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira