Evidências de práticas colonizadoras A árvore que chora, de Vicki Baum

Evidências de práticas colonizadoras A árvore que chora, de Vicki Baum

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Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as evidências de colonização no romance A árvore que chora: o romance da borracha, de Vicki Baum (2022). A obra tem como elemento central a borracha, movimentando o espaço, o tempo e as personagens no decorrer da narrativa, apresentando a colonização no processo de exploração da borracha na Amazônia. A metodologia se pauta na abordagem crítica dos estudos pós-coloniais e nos estudos da literatura amazônica, com suporte teórico em autores como Albert Memmi, Frantz Fanon, Edward Said, Neide Gondim, dentre outros. Os resultados apontam que a obra analisada evidencia elementos da colonização, expressos na opressão, exploração e relações de poder presentes nos seringais. A borracha é representada como elemento dialético que movimenta toda a narrativa e, dada sua posição central no enredo - e em sua ambiguidade (vida/morte; sonho/desgraça; vítima/vilão) - apresenta as relações de poder no contexto da narrativa. A dialética manifestada no elemento borracha também está presente no processo de colonização, tornando o colonizado um ser de carência e dependência do colonizador, ao mesmo tempo em que deseja sair da condição de dominado e explorado. O romance evidencia o processo de colonização nos seringais, autorizando, por via do processo de inferiorização e negação do outro, a exploração e a desumanização impostas pela cultura dominante, justificando a opressão e a violência. Essas evidências demonstram que a literatura é uma importante ferramenta para se perceber as relações de poder existentes no processo de colonização da/na Amazônia.

Referências

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Gotti Pissinatti, L., Genecy Centeno Nongueira, M., & Maria Gomes Sampaio, S. (2024). Evidências de práticas colonizadoras A árvore que chora, de Vicki Baum: Evidências de práticas colonizadoras A árvore que chora, de Vicki Baum. Porto Das Letras, 9(3), 253 – 266 . Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17041

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira