GUERRILHA DO ARAGUAIA

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA LITERATURA DE TESTEMUNHO

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise da cartilha produzida pelos pesquisadores que fazem parte do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins (GESTO) o qual surgiu como uma das ações de extensão da universidade, integrantes do projeto da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) de língua portuguesa da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O projeto aborda questões acerca da Guerrilha do Araguaia e os impactos desse conflito na cidade de Xambioá, região norte do Estado do Tocantins. O objetivo é apresentar a importância dessa temática para os habitantes da região de Xambioá – em especial aos alunos do ensino médio da escola pública – valendo-se da literatura de testemunho como um manifesto de resistência e luta contra o apagamento da memória dos sobreviventes dos anos de “chumbo”, e levando em consideração essas memórias, estimularmos à reflexão sobre a história da cidade de Xambioá, promovendo uma percepção quanto ao momento histórico dos anos de Guerrilha do Araguaia, que correspondem à década de 60 e 70 dominados pela violência e silenciamento, bem como resistência por parte dos guerrilheiros e demais povos que lutaram contra o regime ditatorial vigente na época.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. Brasiliense, São Paulo, 1996.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: EDUSC, 2003, 442p.

COMPAGNON, Antoine. Literatura Para Que?. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2011.

HOBSBAWN, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX(1914-1991). Trad. Marcos Santarrita. Cia. das Letras, São Paulo, 2010.

LIBÂNEO, J.C. Didática. Cortez, 2ª ed. São Paulo, 2013.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da.; MELO, Marcio Araujo de.(Org.). Memórias e histórias da Guerrilha do Araguaia. Le Coq editora, 2023.

SANTOS,Vilson P. Dos; BIANCATO, Adriana Aparecida; SILVA. Luiza Helena O. Da. Juventude no Exílio: literatura juvenil brasileira decolonial - a Ditadura Militar no Brasil em Meninos sem Pátria (1981), de Luiz Puntel. A cor das Letras. v.24, n.esp., p.139-155, UEFS, Feira de Santana, julho de 2023.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. (org) História, Memória e Literatura: O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Dossiê Literatura de Testemunho. Cult. v.11, junho de 1999.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Testemunho e a política da memória: o tempo depois das catástrofes. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História. São Paulo-SP, v.30, p. 71-98, jun. 2005.

VALDIVIA, A. M. I. Aprendizagem Estratégica e desenvolvimento Profissional- Material impresso- Funiber, 2017

VASCONCELLOS, Celso dos S: Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e. Projeto Político-Pedagógico. Ladermos Libertad-1. 7º Ed. São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Jéssica Ferreira Costa Guimarães, Érica . (2024). GUERRILHA DO ARAGUAIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA LITERATURA DE TESTEMUNHO. Porto Das Letras, 9(3), 191 – 211 . Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17269

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira