v. 6 n. 4 (2020): Sociality and digital agency: individuals, collectives and institutions /Sociabilidades e Agências Digitais: Sujeitos, coletivos e instituições
A proposta do dossiê SOCIABILIDADE E AGÊNCIAS DIGITAIS: sujeitos, coletivos e instituições nasce em um contexto onde tecnologias comunicacionais produzem saturação informacional. Há poucos meses éramos circundados pela ameaça da eclosão de uma terceira guerra mundial ou pensávamos nos impactos socioambientais do incêndio descontrolado na Austrália, mal sabíamos que o coronavírus, covid-19, receberia o status de Pandemia e impactaria a todo(a/e)s, com tantas mortes e ampliação de desigualdades. O que para nós era interesse de pesquisa, enquanto teoria, metodologia e campo, faz-se cotidiano, hoje, devido a necessidade do isolamento social. O digital e os usos da internet por sujeitos, coletivos e instituições são tema central deste dossiê que reúne textos cuja finalidade é compreender as relações mediadas por tecnologias tecno-comunicacionais digitais, as articulações de marcadores sociais da diferença (como gênero, raça, orientação sexual, geolocalização e poder, etc.) para (e na) mobilização política em mídias e plataformas digitais em um momento de Web Semantic (human-machine-co-operators).
Organização do Dossiê
Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.
Prof. M. Ana Carolina Costa dos Anjos - Opaje/UFT e NEAB/UFSCar, Brasil.
Prof. M. Milena de Lima e Silva - SAGEMM/USP/UFSCar e LAC/Oxford.
Taxa de endogenia do número: 1% | Taxa de aceitação do número: 10% | Taxa de recusa do número: 90% (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)
Arquivamento permanente do número em:
Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)