SOCIAL MEDIA AT THE PUBLIC UNIVERSITY: A Case Study at the Federal University of Amapá

Autores

  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar
  • Emanuelle Silva Barbosa Universidade Federal do Amapá
  • Luciana Gondim de Almeida Guimarães Universidade Potiguar
  • Priscila Silva Esteves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Allan Gustavo Freire da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • João Florêncio da Costa Junior Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a7en

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional; Internet; Mídias Sociais.

Resumo

O advento da internet viabilizou mudanças na forma das pessoas se comunicarem. Objetiva-se, nesta pesquisa, analisar o processo de comunicação organizacional, por meio das mídias sociais no Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH, da Universidade Federal do Amapá. Metodologicamente, trata-se de abordagem qualitativa, descritiva, configurada como estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, com participação de 10 técnicos-administrativos. Os resultados revelam que a comunicação no DFCH ocorre por sistemas integrados de gestão (SIPAC, SIGRH e SIGAA), por e-mail e site institucional e, informalmente, por WhatsApp. Apresenta-se, como proposta, a criação de grupos vinculados à Assessoria Especial da Reitoria (AER), para o processo comunicacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Potiguar.

Emanuelle Silva Barbosa, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Administração (Universidade Potiguar). Servidora efetiva na Universidade Federal do Amapá,  UNIFAP.

Luciana Gondim de Almeida Guimarães, Universidade Potiguar

Doutora em Administração (UFPE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Potiguar

Priscila Silva Esteves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração (UFRGS). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - campus Viamão.

Allan Gustavo Freire da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Administração (Universidade Potiguar - PPGA/UnP). Docente da Universidade Federal de Campina Grande

João Florêncio da Costa Junior, Universidade Potiguar

Doutorando em Administração (UFRN). Docente da Universidade Potiguar

Referências

AGHAEI, S.; NEMATBAKHSH, M. A.; FARSANI, H. K. Evolution of the World Wide Web: from Web 1.0 to Web 4.0. In: International Journal of Web & Semantic Technology (IJWesT), v. 3, n. 1, 2012.

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, v. 6, n. 10-11, p. 115-120, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENEVENUTO, Fabrício. Redes sociais online: Técnicas de coleta, abordagens de medição e desafios futuros. Tópicos em Sistemas Colaborativos, Interativos, Multimídia, Web e Banco de Dados, p. 41-70, 2010.

BUCHER, TAINA. Programmed sociality: A software studies perspective on social networking sites. 2010. 221F. Tese (Doutorado em Filosofia). Departamento de Filosofia - Faculdade de Humanidades da Universidade de Oslo, Oslo (Noruega), 2010.

BUENO, Wilson da Costa. A comunicação como espelho das culturas empresariais. Comunicação & Inovação, v. 1, n. 1, 2000.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.

CARVALHO, Ana Paula Pinto de. A integração das novas mídias sociais à comunicação interna das organizações. Repositório digital institucional da UFPR: Curitiba, 2015.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CETIC ORG: https://cetic.br/ - Data de acesso: 22 de junho de 2020

CIPRIANI, Fábio. Blog Corporativo. S.l: Novatec, 2006.

CORRÊA, Elizabeth Saad. Comunicação digital: uma questão de estratégia e de relacionamento com públicos. Organicom, v. 2, n. 3, p. 94-111, 2005.

CORRÊA, Elizabeth Saad. A Comunicação Digital nas organizações: tendências e transformações. Organicom, v. 6, n. 10-11, p. 161-167, 2009

CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

CRUZ, Claudia. WhatsApp é o aplicativo em que as empresas apostam, 2015, Press Comunicação Disponível em: http://www.presscomunicacao.com.br/marketing-digital/whatsapp-empresas/. Acesso em: 23. Jul. 2020.

FERREIRA, Thayse Priscila França. Avaliação do papel do gestor e da interface do portal do gestor no SIGRH da UFRN. 2018. Dissertação de Mestrado. Brasil.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HONORATO, W. M.; REIS, R. S. F. WhatsApp - Uma nova ferramenta para o ensino, Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. IV Simpósio de Desenvolvimento Tecnologias e Sociedades. 2014. Disponível em: http://docplayer.com.br/6752700-Whatsapp-uma-nova-ferramenta-para-o-ensino.html. Acesso em: 08. jul. 2020.

IBGE. Tecnologia da Informação e Comunicação: Domicílios. Uso da internet pelo celular cresce entre os brasileiros. S.l. 2017.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. S.l. Aleph, 2015.

KAPLAN, Andreas M.; HAENLEIN, Michael. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons, v. 53, n. 1, p. 59-68, 2010.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus editorial, 2003.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. Faces da cultura e da comunicação organizacional, v. 2, p. 169-192, 2006.

KUNSCH, Margarida M. Kröhling. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y pensamiento, v. 26, n. 51, p. 38-51, 2007.

KUNSCH, Margarida M. KrohliNg. Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. Matrizes, v. 8, n. 2, p. 35-61, 2014.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. Summus Editorial, 2016.

LEMOS, Ronaldo; DI FELICE, Massimo. A vida em rede. Papirus Editora, 2015.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999

MANFRIN, Natália Reis. A comunicação digital como possibilidades de integração social. REGRAD-Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM-ISSN 1984-7866, v. 12, n. 01, p. 45-62, 2019.

MARCHIORI, Marlene (Org.). Comunicação e Organização: Reflexões, Processos e Práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. 348 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2004.

MORENO, Kalieny de Lima. A comunicação interna do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. Dissertação de Mestrado. Brasil.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, v. 1, 2012.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. Metamorfoses jornalísticas, v. 2, p. 1-269, 2009.

SILVA, Sónia; RUÃO, Teresa; GONÇALVES, Gisela. A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades Portuguesas. Estudos em Comunicação, 2017, 23.

TELLES, André. A Revolução das Mídias Sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2010.

TERRA, Carolina Frazon. O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. In: V Congresso Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP, São Paulo, 2011.

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2018.

VERGARA, Sylvia C. Métodos de Pesquisa em Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015

Publicado

2020-07-01

Como Citar

BARRETO, Laís Karla da Silva; BARBOSA, Emanuelle Silva; GUIMARÃES, Luciana Gondim de Almeida; ESTEVES, Priscila Silva; SILVA, Allan Gustavo Freire da; COSTA JUNIOR, João Florêncio da. SOCIAL MEDIA AT THE PUBLIC UNIVERSITY: A Case Study at the Federal University of Amapá . Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a7en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a7en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11086. Acesso em: 21 nov. 2024.