PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ensino remoto em resposta a crise do ensino

Autores

  • Joseneide dos Santos Gomes
  • Manuel Francisco Neto Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda
  • Maria Mbuanda Caneca Gunza Francisco Instituto Superior de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto- Angola

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a14pt

Palavras-chave:

Coronavírus; Ensino Presencial; Ensino à Distância; Ensino Online; Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O colapso causado pela pandemia do coronavírus tem provocado respostas improvisadas que vão do contrassenso ao engenhoso nos colégios, escolas e universidades que lutam para continuar ensinando. Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino e intervenientes neste momento de pandemia, na luta para buscar metas educacionais adequadas às circunstâncias de crise, através do ensino online outrora não tão valorizado. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado como fonte livros, artigos e sites sobre o ensino remoto em resposta à crise, em tempos de coronavírus, compondo assim o referencial teórico. Através de leitura e análise das obras, posteriormente foi feita a síntese e interpretação dos estudos. O ensino online apesar de ser alternativa para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem continuará a ser importante em conexão com o ensino presencial mesmo depois da pandemia. Porém, gera outro e novo desafio que consistirá na avaliação e gerenciamento dos resultados de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseneide dos Santos Gomes

Doutora em Psicologia Social pela John Kennedy University, Argentina. Professor da Universidade IEFE e professor da Rede Municipal de São Paulo.

Manuel Francisco Neto , Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda

Doutor em Psicologia Social pela John Kennedy University, Argentina. Professor Auxiliar no ISCED em Luanda-Angola.

Referências

Armelini, M. and Albornoz, N. C. (2020). Maximising learner talking time in remote teaching. Disponível em: https://argentina.britishcouncil.org/sites/default/files/maximising_learner_talking_time_in_remote_teaching_armelini_-_albornoz_british_council_argentina.pdf.

Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede,7(1), 257-275.

Behar, P. A. (2020). Artigo: O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/.

Bernardes, S. M. A. G. (2020). Plano de ensino aprendizagem à distância aulas na modalidade remota. Diretrizes para aprendizagem e ensino durante o surto de Covid-19. Disponível em: http://iesla.com.br/wp-content/uploads/2020/04/PLANO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-%C3%80-DIST%C3%82NCIA-AULAS-NA-MODALIDADE-REMOTA.pdf.

British Council Argentina. (2020). Artículos sobre enseñanza remota. Disponível em: https://argentina.britishcouncil.org/programas/educacion/RTC/papers.

Caetano, L. M. (2020). COVID-19 e ensino remoto na rede pública de educação: orientações para secretarias, escolas e professores. DO - 10.13140/RG.2.2.23701.96486.

Carine Heck, C., Santos Coelho, K. dos, Schardosim Simão, J. P. Silva, I. N. da, Silva, J. B. da e Sommer Bilessimo, M.S. (2016). Experiência de integração da experimentação remota no ensino da física do ensino médio: percepção dos alunos. Renote-Revista Novas Tecnologias na Educação, 14 (2), 1-10.

Chipaco, E. (2020). Ensino remoto de emergência vs ensino á distância. Disponível em: https://camundanews.com/coluna/eliseuchipaco/34-ensino-remoto-de-emergencia-vs-ensino-a-distancia.html.

Gewehr, D. (2016). Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na escola em ambientes não escolares. Centro Universitário Univates. Programa de pós- Graduação Sticto Sensu. Dissertação de Mestrado em ensino. Lajeado: Centro Universitário Univates.

Guimarães, J. M. M. (2018). Tecnologias digitais na formação docente e de estudantes: desafios da meta presencialidade. In: Mary Valda Sousa Sales. (Org). Tecnologias e educação a distância: os desafios para a formação. Ed. Salvador: Eduneb.

Illinois State Board of Education. (2020). Preguntas frecuentes sobre el aprendizaje remoto de ISBE para las famílias. Disponível em: https://www.isbe.net/Documents/ISBE-Remote-Learning-FAQ-for-Families-Spanish-20200514.pdf.

Jornal de Angola. (2020). Educação quer pais a ajudar os filhos durante as teleaulas. Jornal de Angola. Disponível em: http://jornaldeangola.sapo.ao/sociedade/educacao-quer-pais-a-ajudar-os-filhos-durante-as-teleaulas.

Marina, A. (2020). Aula remota não é EAD. Disponível em: https://adymarina.com.br/aula-remota-nao-e-ead/.

Martins, R. X. (2020). A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância Em Rede, 7 (1).

Massala, G. (2020). COVID-19: WhatsApp está a ser usado para educação no Quénia. Disponível em: https://www.menosfios.com/covid-19-whatsapp-esta-a-ser-usado-para-educacao-no-quenia/.

McAleavy, T e Gorgen, K. (2020). Summary. Overview of emerging country-level response to providing educational continuity under COVID-19. Best practice in pedagogy for remote teaching. Disponível em: https://edtechhub.org/wp-content/uploads/2020/04/summary-research-best-practice-pedagogy-remote-teaching.pdf.

Ministério da Educação e Cultura-MEC. (2020). Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872>. Acesso em: 02 ago. 2020.

Moran, J. (2017). Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. Educador e pesquisador de projetos de inovação. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/11/tecnologias_moran.pdf

Movimento de Inovação na Educação (2020). O que o uso das tecnologias digitais no ensino remoto evidencia sobre o futuro da escola. Disponível em: http://movinovacaonaeducacao.org.br/noticias/o-que-o-uso-das-tecnologias-digitais-no-ensino-remoto-evidencia-sobre-o-futuro-da-escola/.

Natalia Couto, N. (2020). Clases remotas con grupos heterogéneos. Disponível em: clases_remotas_con_grupos_heterogeneos_natalia_couto_british_council_argentina.

Neto, M. F. (2020). Perfil do professor e os desafios atuais no ensino remoto e aprendizagem. Revista Primeira Evolução, N.6. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/revista/revista-primeira-evolucao/.

Nogueira, F. (2020). Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas pública. Disponível em: https://porvir.org/ensino-remoto-o-que-aprendemos-e-o-que-pode-mudar-nas-praticas-e-politicas-publicas/.

Nova, C.; Alves, L. (2008). Educação à Distância: Limites e Possibilidades. São Paulo: Instituto Cultural e Editorial Monitor.

Paladini, S. (2008). Experimentação remota como suporte a ambientes de aprendizagem de física. Dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

Reich, J., Buttimer, C. J., Fang,A., Hillaire, G., Hirsch, K., Larke, L., Littenberg-Tobias, J., Moussapour,R. , Napier, A., Thompson, M. & Slama, R. (2020). Remote Learning Guidance From State Education Agencies During the COVID-19 Pandemic: A First Look. Disponível em: https://doi.org/10.35542/osf.io/437e2.

Roesler, J. (2020). Coronavírus e a Educação Online como alternativa no calendário escolar. 2020. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/Coronavirus_abre_as_portas_para_educacao_online_Jumara_Roesler.pdf >. Acesso em: 01 ago. 2020.

Sae Digital. (2020). O que são aulas remotas? Confira aqui. Disponível em: https://sae.digital/aulas-remotas/.

Santos, A., et al. (2020). Os impactos da COVID-19 nas políticas públicas da educação básica. 2020. Disponível em: < https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/os-impactos-da-covid-19-nas-politicad-da-educacao-basica/fbclid=IwAR1aKAIr0Z3SH > Acesso em: 01 ago. 2020.

Sartori, A. S. (2015). Educação Superior à distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Ed. Unisul.

Tomazinho, P. (2020). Lockdown Covid-19. Disponível em: https://www.semesp.org.br/inovacao/noticias/semesp-indica-a-aprendizagem-nao-pode-parar/ acesso em: 03 ago. 2020.

Universidad de Chile. Orientaciones para implementar. Docencia online. Disponível em: https://educacionsuperior.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/49/2020/04/orientaciones-docencia-online-vaa.pdf, 2020.

Vieira Martins, A. L. e Pedon, N. R. (2015). “Sensoriamento remoto” Uma ferramenta prática para o ensino de geografia no ensino fundamental. Eixo Temático: Práticas Pedagógicas. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/jornadadonucleo/sensoriamento-remoto.pdf.

Villafuerte, P. E. (2020). El aprendizaje remoto enfrenta otro reto: el profesorado no está preparado para la enseñanza en línea. Disponível em: https://observatorio.tec.mx/edu-news/profesorado-no-esta-preparado-para-educacion-online.

Wahab, A. (2020). Online and Remote Learning in Higher Education Institutes: A Necessity in light of COVID-19 Pandemic. JO-Higher Education Studies10 (3),16.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

GOMES , Joseneide dos Santos; FRANCISCO NETO , Manuel; FRANCISCO, Maria Mbuanda Caneca Gunza. PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ensino remoto em resposta a crise do ensino. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a14pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a14pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11097. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)