DEHUMANIZING EDUCATION UNDER OBSERVATION AND REFLECTION: the education and the school as fight and resistance instruments or instruments of conservation, domestication, alienation and subordination

Autores

  • Marcelo Barboza Duarte State of Rio de Janeiro's Education and Secretariat

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a10en

Palavras-chave:

Educação; Escola; Capitalismo; Estado; Sistema; Filosofia.

Resumo

O artigo em tela tem como objetivo refletir sobre as contradições, antagonismos e problemáticas que envolvem a educação, seus modos e processos; bem como a escola, a pedagogia, o Estado e o sistema capitalista. Para tanto, começamos ressaltando ainda a infeliz ineficiência da função e papel que a estrutura educacional e escolar desempenha. Ineficiência objetiva e controlada por um empresariado e políticos brasileiros que se colocam a disposição de em primeiro lugar defender os interesses do capital internacional, do capital nacional e em segundo os deles próprios. Que na verdade é o primeiro! Com isso, partindo de tais reflexões, aos modos que a pedagogia, a educação e a filosofia foram tratadas ao longo do tempo e da história, aos modos e formas que a educação e a escola se comportam no atual Brasil, encerramos com importantes reflexões.

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Biografia do Autor

Marcelo Barboza Duarte, State of Rio de Janeiro's Education and Secretariat

Master in Education, Management and Diffusion in Biosciences by the Institute of Medical Biochemistry at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) Works at the State of Rio de Janeiro's Education and Secretariat, SEER. mbduarte@id.uff.br. mbduarte@id.uff.br.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

DUARTE, Marcelo Barboza. DEHUMANIZING EDUCATION UNDER OBSERVATION AND REFLECTION: the education and the school as fight and resistance instruments or instruments of conservation, domestication, alienation and subordination. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a10en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a10en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11112. Acesso em: 19 dez. 2024.