DEHUMANIZING EDUCATION UNDER OBSERVATION AND REFLECTION: the education and the school as fight and resistance instruments or instruments of conservation, domestication, alienation and subordination
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a10enPalavras-chave:
Educação; Escola; Capitalismo; Estado; Sistema; Filosofia.Resumo
O artigo em tela tem como objetivo refletir sobre as contradições, antagonismos e problemáticas que envolvem a educação, seus modos e processos; bem como a escola, a pedagogia, o Estado e o sistema capitalista. Para tanto, começamos ressaltando ainda a infeliz ineficiência da função e papel que a estrutura educacional e escolar desempenha. Ineficiência objetiva e controlada por um empresariado e políticos brasileiros que se colocam a disposição de em primeiro lugar defender os interesses do capital internacional, do capital nacional e em segundo os deles próprios. Que na verdade é o primeiro! Com isso, partindo de tais reflexões, aos modos que a pedagogia, a educação e a filosofia foram tratadas ao longo do tempo e da história, aos modos e formas que a educação e a escola se comportam no atual Brasil, encerramos com importantes reflexões.
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