REPRESENTAÇÕES E EXPECTATIVAS DE TREINAMENTO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA CADEIA DE CENTROS ESPORTIVOS DA CIDADE AUTÔNOMA DE BUENOS AIRES

Autores

  • Analia Veronica Losada Universidad de Flores
  • Severino Silvestre da Silva
  • Areán Roberto Virgilio Universidad de Lanús

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a11pt

Palavras-chave:

Representaciones sociales; Actividad física; Profesor

Resumo

O trabalho propõe uma contribuição sobre as representações e expectativas de formação a partir das condições históricas e conhecimentos prévios, com uma amostra de 137 professores de Educação Física composta por 72 homens e 65 mulheres, com faixa etária de 22 a 52 anos, o que é Eles trabalham em uma cadeia de centros esportivos que operam na cidade autônoma de Buenos Aires no momento de expandir seus conhecimentos para enfrentar estudos complementares. É apresentado um projeto exploratório, descritivo, observacional, intensivo, transversal e não experimental, desenvolvido através de um questionário autoaplicável com perguntas pré-codificadas, indagando sobre aspectos relacionados à sua profissão e sua relação com a evolução e preferências e interesses em educação continuada e ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analia Veronica Losada , Universidad de Flores

Doctor en Psicología por la Pontificia Universidad Católica Argentina. Vicerrector de la Universidad de Flores, Facultad de Psicología y Ciencias Sociales.

Areán Roberto Virgilio , Universidad de Lanús

Estudiante de maestría en Metodología de la Investigación en la Universidad de Lanús, Buenos Aires, Argentina.

Referências

ISENSTEIN, Angela. La enseñanza del deporte en la escuela. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2002.

BOURDIEU, Pierre. El oficio del científico. Ciencia de la ciencia y reflexividad. Barcelona: Anagrama, 2003.

CAGIGAL, José María; MUROS, Ramón C.; HINKELBEIN, Frauke. Cultura intelectual y cultura física. Buenos Aires: Kapelusz, 1979.

DÍAZ, Esther. La construcción de una metodología ampliada. Revista Salud Colectiva, UNLA, Buenos Aires, 6, 3, 2010.

DOGLIOTTI, Paola. Relaciones entre Deporte y Educación Física: campos en disputa en las sociedades actuales. IX Jornadas de Investigación de la Facultad de Ciencias Sociales, UdelaR. Montevideo, 2010.

LOSADA, Analia Verónica. Uso en Investigación y Psicoterapia del Consentimiento Informado. Kerman, Bernardo y Rodriguez Ceberio, Marcelo (Comps.). En búsqueda de las ciencias de la mente. Investigación en Psicología sistémica, cognitiva y neurocientífica. Buenos Aites: Editorial Universidad de Flores, 2014.

PEREZ RAMIREZ, Carmen. Evolución histórica de la Educación Física. Revista Apunts: Educación Física y Deportes, 1993, 33.

SCHARAGRODSKY, Pablo. El padre de la Educación Física Argentina: fabricando una política corporal generizada (1900-1940). Revista Perspectiva, Revista do Centro de Ciencias da Educaçao, 2004, 22.

SEYBOLD BRUNNHUBER, Annemarie. Nueva pedagogía de la educación física. Buenos Aires: Kapeluz, 1963.

SUAUDEAU, René. Los nuevos métodos de Educación Física. España: Paidos, 1960.

VICENTE PEDRAZ, Miguel. Teoría pedagógica de la Educación Física. Gymnos: Madrid, 1987.

THIRION DE VERON, Esther. Curso de didáctica especial. Buenos Aires: Troquel, 1969

ZAMORA, Jorge Luis. Epistemología de la Educación Física. Guatemala: Dirección General de Educación Física, 2009.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

LOSADA , Analia Veronica; SILVA , Severino Silvestre da; VIRGILIO , Areán Roberto. REPRESENTAÇÕES E EXPECTATIVAS DE TREINAMENTO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA CADEIA DE CENTROS ESPORTIVOS DA CIDADE AUTÔNOMA DE BUENOS AIRES. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a11pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a11pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11113. Acesso em: 3 jul. 2024.