EDUCAÇÃO DESUMANIZADORA SOB OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO: a educação e escola como instrumentos de luta e resistência ou de conservação, domesticação, alienação e subordinação

Autores

  • Marcelo Barboza Duarte Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a10pt

Palavras-chave:

Educação; Escola; Capitalismo; Estado; Sistema; Filosofia

Resumo

O artigo em tela tem como objetivo refletir sobre as contradições, antagonismos e problemáticas que envolvem a educação, seus modos e processos; bem como a escola, a pedagogia, o Estado e o sistema capitalista. Para tanto, começamos ressaltando ainda a infeliz ineficiência da função e papel que a estrutura educacional e escolar desempenha. Ineficiência objetiva e controlada por um empresariado e políticos brasileiros que se colocam a disposição de em primeiro lugar defender os interesses do capital internacional, do capital nacional e em segundo os deles próprios. Que na verdade é o primeiro! Com isso, partindo de tais reflexões, aos modos que a pedagogia, a educação e a filosofia foram tratadas ao longo do tempo e da história, aos modos e formas que a educação e a escola se comportam no atual Brasil, encerramos com importantes reflexões.

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Biografia do Autor

Marcelo Barboza Duarte, Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Atua na Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro, SEER. mbduarte@id.uff.br.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

DUARTE, Marcelo Barboza. EDUCAÇÃO DESUMANIZADORA SOB OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO: a educação e escola como instrumentos de luta e resistência ou de conservação, domesticação, alienação e subordinação: . Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a10pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a10pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11111. Acesso em: 19 dez. 2024.