THE PANDEMIC OF COVID-19: The impacts and trends in the process of continuing teacher education

Autores

  • Maria José de Pinho Federal University of Tocantins
  • Josivânia Sousa Costa Ribeiro Federal University of Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a15en

Palavras-chave:

Política educativa pública; Gestão democrática. Associação público-privada; Formação continuada de professores; COVID-19

Resumo

O artigo objetiva analisar as implicações da Pandemia da COVID-19 para o campo da educação na região da Amazônia tocantinense, especialmente, acerca do desenvolvimento de atividades escolares à distância devido a suspensão das aulas e a respeito dos programas, ações e projetos de formação continuada ofertadas aos professores do Sistema Estadual de Ensino. A pesquisa assenta-se no materialismo histórico dialético, tendo como referência a pesquisa bibliográfica e documental em portarias, medidas provisórias, decretos, pareceres e demais mecanismos normativos emitidos, principalmente, pelo Ministério da Educação, Conselho Nacional da Educação, Governo do Estado do Tocantins e Conselho Estadual de Educação. Numa perspectiva crítica, presume-se que a adoção por parcerias público-privadas como política educacional e a ampliação da educação à distância compromete sobremaneira o princípio constitucional da gestão democrática e da qualidade da educação

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Biografia do Autor

Josivânia Sousa Costa Ribeiro , Federal University of Tocantins

Master's student in Education at the Federal University of Tocantins (UFT). Pedagogue at the Federal University of Tocantins (UFT).

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

PINHO , Maria José de; RIBEIRO , Josivânia Sousa Costa. THE PANDEMIC OF COVID-19: The impacts and trends in the process of continuing teacher education. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a15en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a15en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11100. Acesso em: 5 nov. 2024.

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