TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVES IN PANDEMIC TIMES: Remote education in response to the teaching crisis

Autores

  • Joseneide dos Santos Gomes Universidade IEFE
  • Manuel Francisco Neto Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda
  • Maria Mbuanda Caneca Gunza Francisco Higher Institute of Health Sciences at the Agostinho Neto University.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a14en

Palavras-chave:

Coronavírus; Ensino Presencial; Ensino à Distância; Ensino Online; Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

O colapso causado pela pandemia do coronavírus tem provocado respostas improvisadas que vão do contrassenso ao engenhoso nos colégios, escolas e universidades que lutam para continuar ensinando. Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino e intervenientes neste momento de pandemia, na luta para buscar metas educacionais adequadas às circunstâncias de crise, através do ensino online outrora não tão valorizado. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado como fonte livros, artigos e sites sobre o ensino remoto em resposta à crise, em tempos de coronavírus, compondo assim o referencial teórico. Através de leitura e análise das obras, posteriormente foi feita a síntese e interpretação dos estudos. O ensino online apesar de ser alternativa para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem continuará a ser importante em conexão com o ensino presencial mesmo depois da pandemia. Porém, gera outro e novo desafio que consistirá na avaliação e gerenciamento dos resultados de aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Joseneide dos Santos Gomes , Universidade IEFE

Doutora em Psicologia Social pela John Kennedy University, Argentina. Professor da Universidade IEFE e professor da Rede Municipal de São Paulo.

Manuel Francisco Neto , Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda

PhD in Social Psychology from John Kennedy University, Argentina. IEFE University Professor and professor at the Municipal Network of São Paulo.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

GOMES , Joseneide dos Santos; FRANCISCO NETO , Manuel; FRANCISCO, Maria Mbuanda Caneca Gunza. TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVES IN PANDEMIC TIMES: Remote education in response to the teaching crisis. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a14en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a14en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11098. Acesso em: 1 maio. 2024.

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