IMPRENSA E GÊNERO NA AMAZÔNIA:representações jornalísticas da mulher no Festival Folclórico de Parintins (AM)

Autores

  • Yasmin Ribeiro Gatto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Murilo César Soares

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a13pt

Palavras-chave:

Representação jornalística; Enquadramento; Gênero. Festival Folclórico de Parintins.

Resumo

Esta pesquisa analisa a representação jornalística do gênero feminino dentro da principal manifestação popular da Região Norte: Festival Folclórico de Parintins. A investigação se dá com base nos enquadramentos construídos pela cobertura noticiosa dos dois principais jornais impressos da região nos anos de 2015 e 2016. Na região Amazônica, o destaque que as mulheres recebem na mídia relaciona-se quase sempre com a questão das manifestações culturais existentes, o que nos leva a refletir como os meios de comunicação da própria região enxergam a mulher e fazem uma representação dela. Por isso, a pesquisa procura responder as seguintes perguntas: como as mulheres que participam do Festival Folclórico estão sendo apresentadas nos meios de comunicação e de que forma esse enquadramento representa a figura feminina?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Ribeiro Gatto , Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, campus Bauru. Professor substituto da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES.

Murilo César Soares

Mestre em Tecnologia da Educação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Professor de Sociologia da UNESP e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFScar. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

Referências

AZEVEDO, Luiza Elayne Corrêa. O Boi-bumbá de Parintins: cenários na pós-modernidade e sua inserção no marketing cultural. Dissertação de Mestrado em Marketing. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2000.

BAKER, Steve. Representando a realidade. Adaptado para Sandringham por David Allison and Simon Wallace, 2007. Representing reality. Media Studies; Key concepts; Representation:http://www.adamranson.plus.com/Representation.pdf. Tradução Murilo César Soares.

CARVALHO, Carlos Alberto. Sobre limites e possibilidades do conceito de enquadramento jornalístico. Contemporânea, vol7, nº2. Dez, 2009.

HALL, Stuart. Cultura e representação; Organização e Revisão Técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC- Rio: Apicuri, 2016.

MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.

MORENO, Rachel. A Beleza Impossível: Mulher, Mídia e Consumo. Ágora, 2008.

NOGUEIRA, Wilson. Festas Amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé. Manaus: Valer, 2008.

ROTHBERG, Danilo. Enquadramento e metodologia de crítica de mídia. In: Anais do 5ºEncontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Sergipe, 2007.

SILVA, Elizandra Garcia da. O Modo de Produção Capitalista e o Brincar de Boi-bumbá Caprichoso e Garantido. Tese de Doutorado em Educação. Parintins: Universidade Federal do Amazonas, 2015.

SOARES, Murilo. Representações, Jornalismo e a Esfera Pública Democrática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

WOLF, Naomi. O Mito da Beleza. Tradução: Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

GATTO , Yasmin Ribeiro; SOARES, Murilo César. IMPRENSA E GÊNERO NA AMAZÔNIA:representações jornalísticas da mulher no Festival Folclórico de Parintins (AM) . Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a13pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a13pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11095. Acesso em: 2 maio. 2024.