IMPRENSA E GÊNERO NA AMAZÔNIA:representações jornalísticas da mulher no Festival Folclórico de Parintins (AM)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a13ptPalavras-chave:
Representação jornalística; Enquadramento; Gênero. Festival Folclórico de Parintins.Resumo
Esta pesquisa analisa a representação jornalística do gênero feminino dentro da principal manifestação popular da Região Norte: Festival Folclórico de Parintins. A investigação se dá com base nos enquadramentos construídos pela cobertura noticiosa dos dois principais jornais impressos da região nos anos de 2015 e 2016. Na região Amazônica, o destaque que as mulheres recebem na mídia relaciona-se quase sempre com a questão das manifestações culturais existentes, o que nos leva a refletir como os meios de comunicação da própria região enxergam a mulher e fazem uma representação dela. Por isso, a pesquisa procura responder as seguintes perguntas: como as mulheres que participam do Festival Folclórico estão sendo apresentadas nos meios de comunicação e de que forma esse enquadramento representa a figura feminina?
Downloads
Referências
AZEVEDO, Luiza Elayne Corrêa. O Boi-bumbá de Parintins: cenários na pós-modernidade e sua inserção no marketing cultural. Dissertação de Mestrado em Marketing. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2000.
BAKER, Steve. Representando a realidade. Adaptado para Sandringham por David Allison and Simon Wallace, 2007. Representing reality. Media Studies; Key concepts; Representation:http://www.adamranson.plus.com/Representation.pdf. Tradução Murilo César Soares.
CARVALHO, Carlos Alberto. Sobre limites e possibilidades do conceito de enquadramento jornalístico. Contemporânea, vol7, nº2. Dez, 2009.
HALL, Stuart. Cultura e representação; Organização e Revisão Técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC- Rio: Apicuri, 2016.
MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.
MORENO, Rachel. A Beleza Impossível: Mulher, Mídia e Consumo. Ágora, 2008.
NOGUEIRA, Wilson. Festas Amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé. Manaus: Valer, 2008.
ROTHBERG, Danilo. Enquadramento e metodologia de crítica de mídia. In: Anais do 5ºEncontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Sergipe, 2007.
SILVA, Elizandra Garcia da. O Modo de Produção Capitalista e o Brincar de Boi-bumbá Caprichoso e Garantido. Tese de Doutorado em Educação. Parintins: Universidade Federal do Amazonas, 2015.
SOARES, Murilo. Representações, Jornalismo e a Esfera Pública Democrática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
WOLF, Naomi. O Mito da Beleza. Tradução: Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.