SUICIDE, SOCIAL TIES AND FACEBOOK: ethnographic analysis with groups on digital social media

Autores

  • Aline Amaral Paz Federal University of Santa Maria
  • Sandra Rúbia da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a4en

Palavras-chave:

Suicídio; Culturas digitais; Laços sociais; Jovens; Facebook.

Resumo

Inserido no campo da comunicação em forte diálogo com a socioantropologia, a partir da abordagem metodológica de etnografia para a internet, este artigo identifica a existência de grupos na mídia social digital que criam espaços para compartilhar conteúdos relacionados ao suicídio. Os principais resultados apontam para três questões: primeiro, o suicídio é um ato de comunicação na internet. Segundo, a mídia social digital possibilita outras formas de criação de laços sociais. Esses laços, percebidos como laços intermediários, podem colaborar para a prevenção e combate da morte autoprovocada. Terceiro, a ausência de organizações institucionais mediadoras do compartilhamento de conteúdos nos grupos que, especialmente, são compostos por membros considerados vulneráveis e de risco. Majoritariamente, esses grupos são ocupados por jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Amaral Paz, Federal University of Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Comunicação Midiática e Estratégias comunicacionais, UFSM

Sandra Rúbia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM

Referências

ALMEIDA, Ana Filipa. Werther Effect: Psychological Analysis. 1 (XVIII). Psychology Service of the Miguel Bombarda Hospital, 2000, pages: 37-51.

ARAÚJO, L.C .; VIEIRA, K .; COUTINHO, M. 2010. Suicidal ideation in adolescence: a psychosociological approach in the context of high school. Psycho-USF, 15 (1): 47-57. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100006.

BERTOLOTE, José Manoel. Suicide and its prevention. São Paulo: Unesp, 2012.

BRETON, LE David. Disappear from yourself: a contemporary temptation; translation by Francisco Marás.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

DURKHEIM, Émile. Suicide: sociology study. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

________________. Moral education. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

Facebook brings the first global campaign to Brazil. Medium and Message, 2019. Available at: <https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/09/23/facebook-traz-primeira-campanha-global-ao-brasil.html>. Accessed in June 2020.

FUKUMITSU, Karina Okajima. PROVEDEL, Attilio. KOVÁCS, Maria Julia. LOUREIRO, Ana Catarina Tavares. Suicide: an analysis of Brazilian scientific production from 2004 to 2013. Revista Brasileira de Psicologia. Salvador, 2015, p. 05-14.

HINE, Christine. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury Academic, 2015

_____________. Strategies for internet ethnography in media studies. In: Ethnography and media consumption: new trends and methodological challenges / organization Bruno Campanella, Carla Barros. - 1. ed. - Rio de Janeiro: E-papers, 2016.

More than 4 billion people use the internet around the world. Tcmundo. 2018. Available at: https://www.tecmundo.com.br/internet/126654-4-bilhoes-pessoas-usam-internet-no-mundo.htm. Last accessed in August 2020.

MILLER, Daniel; COSTA, Elisabetta; HAYNES, Nell; MCDONALD, Tom; NICOLESCU, Razvan; SINANAN, Jolynna; SPYER, Juliano; VENKATRAMAN, Shriram; WANG, Xinyuan. How the World Changed Social Media. London, 2016.

NIEDERKROTENTHALER, Thomas. VORACEK, Martin. HERBERTH, Arno. TILL, Benedikt. STRAUSS, Markus. ETZERSDORFER, Elmar. EISENWORT, Brigitte. SONNECK, Gernot. Role of media reports in completed and prevented suicide: Werther v. Papageno effects. The British Journal of Psychiatry, ed 197, 2010. DOI: 10.1192 / bjp.bp.109.074633.

ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS BRAZIL (UN). Suicide occurs every 40 seconds in the world. 2019. Available at: https://nacoesunidas.org/oms-suicidio-e-responsavel- for-a-death-every-40-seconds-in-the-world / & gt. Last accessed in August 2020.

PAUGAM, Serge. Durkheim and the bond to groups: an unfinished social theory. Sociologies, Porto Alegre, year 19, nº 44, Jan / Apr 2017, p. 128-160. (http://dx.doi.org/10.1590/15174522-019004405)

SILVA, Marcimedes Martins. Suicide - Communication plot. 1992. Dissertation (Master) - Faculty of Psychology, Pontifical Catholic University of São Paulo. São Paulo, 1992.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

PAZ, Aline Amaral; SILVA, Sandra Rúbia da. SUICIDE, SOCIAL TIES AND FACEBOOK: ethnographic analysis with groups on digital social media. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a4en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a4en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11078. Acesso em: 3 maio. 2024.