CELEBRIDADE E POBREZA NO INSTAGRAM: adesão e oposição aos modelos de alta visibilidade na tensa busca pelo direito de ser visto

Autores

  • Fabiana Moraes da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a2pt

Palavras-chave:

Celebridade; Pobreza; Redes sociais; Racismo; Reconhecimento.

Resumo

Este artigo analisa os perfis de quatro pessoas presentes nas classes populares do Nordeste brasileiro: Carlinhos Maia, Branca Diva, Cauã Kardashian e MC Loma. Com milhares ou mesmo milhões de seguidores e seguidoras na rede social Instagram, todas elas exibem uma narrativa — incrementada pelos fãs — na qual elementos usualmente relacionados aos hipermidiáticos (mansões, piscinas, viagens) são valorizados, ao mesmo tempo em que sublinham signos de humildade. Nesse lugar instável, percebe-se a existência de uma tensão específica no processo de ser reconhecido entre aqueles que experimentam pela primeira vez a fama. Estão aí presentes tanto pactos de embranquecimento da pele e de apagamento da pobreza quanto a exibição desta última como valor em si mesma — é a pobreza, afinal, que vai sustentar o mito da superação.

 

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Biografia do Autor

Fabiana Moraes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia (UFPE). Pesquisadora e docente no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste (UFPE/CAA).

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

SILVA, Fabiana Moraes da. CELEBRIDADE E POBREZA NO INSTAGRAM: adesão e oposição aos modelos de alta visibilidade na tensa busca pelo direito de ser visto. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a2pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a2pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11072. Acesso em: 3 maio. 2024.