CELEBRIDADE E POBREZA NO INSTAGRAM: adesão e oposição aos modelos de alta visibilidade na tensa busca pelo direito de ser visto
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a2ptPalavras-chave:
Celebridade; Pobreza; Redes sociais; Racismo; Reconhecimento.Resumo
Este artigo analisa os perfis de quatro pessoas presentes nas classes populares do Nordeste brasileiro: Carlinhos Maia, Branca Diva, Cauã Kardashian e MC Loma. Com milhares ou mesmo milhões de seguidores e seguidoras na rede social Instagram, todas elas exibem uma narrativa — incrementada pelos fãs — na qual elementos usualmente relacionados aos hipermidiáticos (mansões, piscinas, viagens) são valorizados, ao mesmo tempo em que sublinham signos de humildade. Nesse lugar instável, percebe-se a existência de uma tensão específica no processo de ser reconhecido entre aqueles que experimentam pela primeira vez a fama. Estão aí presentes tanto pactos de embranquecimento da pele e de apagamento da pobreza quanto a exibição desta última como valor em si mesma — é a pobreza, afinal, que vai sustentar o mito da superação.
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