REPRESENTATIONS AND TRAINING EXPECTATIONS OF A GROUP OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS FROM A CHAIN OF SPORTS CENTERS IN THE AUTONOMOUS CITY OF BUENOS AIRES

Autores

  • Analia Veronica Losada University of Flores
  • Areán Roberto Virgilio University of Lanús
  • Severino Silvestre da Silva Faculdade de Ciências de Timbaúba

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a11en

Palavras-chave:

Representações sociais; Atividade física; Professor

Resumo

O trabalho propõe uma contribuição sobre as representações e expectativas de formação a partir das condições históricas e conhecimentos prévios, com uma amostra de 137 professores de Educação Física composta por 72 homens e 65 mulheres, com faixa etária de 22 a 52 anos, o que é Eles trabalham em uma cadeia de centros esportivos que operam na cidade autônoma de Buenos Aires no momento de expandir seus conhecimentos para enfrentar estudos complementares. É apresentado um projeto exploratório, descritivo, observacional, intensivo, transversal e não experimental, desenvolvido através de um questionário autoaplicável com perguntas pré-codificadas, indagando sobre aspectos relacionados à sua profissão e sua relação com a evolução e preferências e interesses em educação continuada e ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analia Veronica Losada , University of Flores

PhD in Psychology from the Pontifical Catholic University of Argentina. Vice Rector of the University of Flores, Faculty of Psychology and Social Science

Areán Roberto Virgilio , University of Lanús

Master student in Research Methodology at the University of Lanús, Buenos Aires, Argentina.

arean@fibertel.com.ar.

Severino Silvestre da Silva , Faculdade de Ciências de Timbaúba

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Referências

AISENSTEIN, Angela. La enseñanza del deporte en la escuela. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2002.

BOURDIEU, Pierre. El oficio del científico. Ciencia de la ciencia y reflexividad. Barcelona: Anagrama, 2003.

CAGIGAL, José María; MUROS, Ramón C.; HINKELBEIN, Frauke. Cultura intelectual y cultura física. Buenos Aires: Kapelusz, 1979.

DÍAZ, Esther. La construcción de una metodología ampliada. Revista Salud Colectiva, UNLA, Buenos Aires, 6, 3, 2010.

DOGLIOTTI, Paola. Relaciones entre Deporte y Educación Física: campos en disputa en las sociedades actuales. IX Jornadas de Investigación de la Facultad de Ciencias Sociales, UdelaR. Montevideo, 2010.

LOSADA, Analia Verónica. Uso en Investigación y Psicoterapia del Consentimiento Informado. Kerman, Bernardo y Rodriguez Ceberio, Marcelo (Comps.). En búsqueda de las ciencias de la mente. Investigación en Psicología sistémica, cognitiva y neurocientífica. Buenos Aites: Editorial Universidad de Flores, 2014.

PEREZ RAMIREZ, Carmen. Evolución histórica de la Educación Física. Revista Apunts: Educación Física y Deportes, 1993, 33.

SCHARAGRODSKY, Pablo. El padre de la Educación Física Argentina: fabricando una política corporal generizada (1900-1940). Revista Perspectiva, Revista do Centro de Ciencias da Educaçao, 2004, 22.

SEYBOLD BRUNNHUBER, Annemarie. Nueva pedagogía de la educación física. Buenos Aires: Kapeluz, 1963.

SUAUDEAU, René. Los nuevos métodos de Educación Física. España: Paidos, 1960.

VICENTE PEDRAZ, Miguel. Teoría pedagógica de la Educación Física. Gymnos: Madrid, 1987.

THIRION DE VERON, Esther. Curso de didáctica especial. Buenos Aires: Troquel, 1969

ZAMORA, Jorge Luis. Epistemología de la Educación Física. Guatemala: Dirección General de Educación Física, 2009

Publicado

2020-07-01

Como Citar

LOSADA , Analia Veronica; VIRGILIO , Areán Roberto; SILVA , Severino Silvestre da. REPRESENTATIONS AND TRAINING EXPECTATIONS OF A GROUP OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS FROM A CHAIN OF SPORTS CENTERS IN THE AUTONOMOUS CITY OF BUENOS AIRES. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a11en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a11en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11114. Acesso em: 26 abr. 2024.