REPRESENTATIONS AND TRAINING EXPECTATIONS OF A GROUP OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS FROM A CHAIN OF SPORTS CENTERS IN THE AUTONOMOUS CITY OF BUENOS AIRES
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a11enPalavras-chave:
Representações sociais; Atividade física; ProfessorResumo
O trabalho propõe uma contribuição sobre as representações e expectativas de formação a partir das condições históricas e conhecimentos prévios, com uma amostra de 137 professores de Educação Física composta por 72 homens e 65 mulheres, com faixa etária de 22 a 52 anos, o que é Eles trabalham em uma cadeia de centros esportivos que operam na cidade autônoma de Buenos Aires no momento de expandir seus conhecimentos para enfrentar estudos complementares. É apresentado um projeto exploratório, descritivo, observacional, intensivo, transversal e não experimental, desenvolvido através de um questionário autoaplicável com perguntas pré-codificadas, indagando sobre aspectos relacionados à sua profissão e sua relação com a evolução e preferências e interesses em educação continuada e ensino superior.
Downloads
Referências
AISENSTEIN, Angela. La enseñanza del deporte en la escuela. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2002.
BOURDIEU, Pierre. El oficio del científico. Ciencia de la ciencia y reflexividad. Barcelona: Anagrama, 2003.
CAGIGAL, José María; MUROS, Ramón C.; HINKELBEIN, Frauke. Cultura intelectual y cultura física. Buenos Aires: Kapelusz, 1979.
DÍAZ, Esther. La construcción de una metodología ampliada. Revista Salud Colectiva, UNLA, Buenos Aires, 6, 3, 2010.
DOGLIOTTI, Paola. Relaciones entre Deporte y Educación Física: campos en disputa en las sociedades actuales. IX Jornadas de Investigación de la Facultad de Ciencias Sociales, UdelaR. Montevideo, 2010.
LOSADA, Analia Verónica. Uso en Investigación y Psicoterapia del Consentimiento Informado. Kerman, Bernardo y Rodriguez Ceberio, Marcelo (Comps.). En búsqueda de las ciencias de la mente. Investigación en Psicología sistémica, cognitiva y neurocientífica. Buenos Aites: Editorial Universidad de Flores, 2014.
PEREZ RAMIREZ, Carmen. Evolución histórica de la Educación Física. Revista Apunts: Educación Física y Deportes, 1993, 33.
SCHARAGRODSKY, Pablo. El padre de la Educación Física Argentina: fabricando una política corporal generizada (1900-1940). Revista Perspectiva, Revista do Centro de Ciencias da Educaçao, 2004, 22.
SEYBOLD BRUNNHUBER, Annemarie. Nueva pedagogía de la educación física. Buenos Aires: Kapeluz, 1963.
SUAUDEAU, René. Los nuevos métodos de Educación Física. España: Paidos, 1960.
VICENTE PEDRAZ, Miguel. Teoría pedagógica de la Educación Física. Gymnos: Madrid, 1987.
THIRION DE VERON, Esther. Curso de didáctica especial. Buenos Aires: Troquel, 1969
ZAMORA, Jorge Luis. Epistemología de la Educación Física. Guatemala: Dirección General de Educación Física, 2009
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.