EXTENSÃO EM JORNALISMO E COMUNICAÇÃO: diálogos por e entre saberes

Palavras-chave: comunicação, jornalismo, editorial

Resumo

Do tripé constitutivo da universidade, a extensão é o que menos tem publicações específicas, congressos e livros a ela dedicados. A partir da relação com o ensino e a pesquisa, essa constatação indica uma necessidade de mais destaque para os relatos extensionistas, focados no atendimento à comunidade e na difusão para o público – além dos pares da academia – do conhecimento produzido nos grupos científicos, nos laboratórios, nas salas de aula e nas interações com a sociedade. Dessa forma, o dossiê temático é dedicado ao tema EXTENSÃO EM JORNALISMO E COMUNICAÇÃO: diálogos por e entre saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Duílio Fabbri Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Professor-convidado da Escola de Extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Jornalista pela PUC-Campinas. Coordenador e professor do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), campus Dom Bosco/Americana, professor no Centro Universitário Anchieta (UniAnchieta). E-mail: juniorduilio@uol.com.br.

Fabiano Ormaneze, Universidade Estadual de Campinas

Professor-convidado da Escola de Extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorando em Linguística (IEL) na mesma universidade, onde fez também mestrado em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor). Jornalista pela PUC-Campinas. Professor do Centro Universitário Metrocamp (UniMetrocamp) e no Centro Universitário Anchieta (UniAnchieta). E-mail: ormaneze@yahoo.com.br.

Sandra de Deus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em Pensamento Político Brasileiro pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora Associada da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenadora do Curso de Especialização Jornalismo Esportivo e Pró-reitora de Extensão. E-mail:  sandra.deus@ufrgs.br. 

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor Doutor da FCE/UNESP, do PGAD/UNESP e do PPGCOM/UFT. Doutor em Comunicação (UFBA). Mestre em Serviço Social (UNESP). Graduado em Administração (ITE). Email: nelsonrusso.unesp@gmail.com.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

ALMEIDA, C. D. DE; OLIVEIRA, S. B.; BRUM, L. S. DA COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA À CULTURA DE PAZ: círculos, narrativas e contribuições. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 463-480, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p463.

ALVES, M. J. A.; SANTOS, F. M. R. EUFONIA: RADIOJORNALISMO EDUCATIVO NO SEMIÁRIDO. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 63-80, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p63.

ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA. APRENDER “COM” A TECNOLOGIA: O uso do Facebook no processo de aprendizagem e interação de curso online. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 658-669, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p658.

BERTI, O. M. DE C. EXTENSÃO E QUESTÕES COMUNICACIONAIS SOCIAIS: o caso do curso de Fotografia, Feminismo e Mulheres Diversas da Universidade Estadual do Piauí. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 258-279, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p258.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Superior. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de setembro de 2013.

CARVALHO, A. L. P. DE. OS FAZERES JORNALÍSTICO-CULTURAIS DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ‘PARAÍBA CRIATIVA’. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 102-126, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p102.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: como entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2001.

CASTANHEIRA, K. N. L.; CONRADO, D. B. F.; BUENO JÚNIOR, E. V. PORTAL CÂMARA VIRTUAL: a participação cidadã no legislativo de frutal. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 127-147, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p127.

CORCINI, L. F.; MOSER, A. CIBERESPAÇO, MULTITAREFAS E ATENÇÃO: breve revisão bibliográfica. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 309-334, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p309.

DIAS, R.; LACERDA, E. M.; GOMES, V. M. L. R. JORNALISMO NOS LIMITES DA LIBERDADE: cobertura da imprensa sobre os casos dos religiosos acusados de praticar atividades subversivas durante o regime militar. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 359-411, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p359.

DUGNANI, P. MEIOS DE COMUNICAÇÃO: Extensão e Alienação. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 481-501, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p481.

FABBRI JÚNIOR, D.; ORMANEZE, F. EXTENSÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA EM JORNALISMO: A experiência do curso “Gênero, discurso e mídia”. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 237-257, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p237.

FORPROEX – FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

GAPY, L.; ROVIDA, M.; MARTINEZ, M.; SILVA, P. C. DA. COMUNICALAB: uma ponte entre Sorocaba e as pesquisas em Comunicação da Uniso. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 166-196, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p166.

HOLANDA, A. E. G.; BRANDÃO, P. DE M. COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um modelo para análise situacional na perspectiva da teoria da comunicação integrada e da análise de redes sociais. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 502-524, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p502.

LEITE, A. M. P. RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: Cartografias inventivas e o Devir-Planta. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 771-776, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p771.

LUZ, A. L. L. DA; BOMFIM, I. CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA: Uma revisão de métodos das Dissertações e Teses do banco da Capes (2012-2017). Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 335-358, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p335.

MARCOS, P. S. M. P. MESTRES DA REPORTAGEM: o livro que virou série em favor de estudantes e da sociedade. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 223-236, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p223.

MIGUEL, K. G.; MACHADO, M. F. JORNALISMO E AFETOS NA EXPERIÊNCIA TRANSMÍDIA DO MOVIMENTO AMBIENTAL. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 280-308, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p280.

MENEZES, E. A. C.; CIRQUEIRA, A. P. N. CULTURA ORGANIZACIONAL: características predominantes (estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Tocantins). Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 710-748, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p710.

MORAES, N. R. DE; SOUZA, F. DA C.; HAMADA, C. DOS S. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: recorte a partir de uma revisão bibliográfica sistemática. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 670-709, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p670.

MUNARO, L. F. NEM INFERNO, NEM PARAÍSO: esfera pública e a construção de um conceito de Amazônia (1930-1937). Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 412-437, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p412.

YÚDICE, G. A conveniência da cultura: usos da cul¬tura na era global. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

PALACIOS, M. CULTURA E MEMÓRIA: Fases e Escalas dos Estudos de Memória e o Desafio do Antropoceno. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 749-770, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p749.

ROSA, T. F. M.; PEDROSO NETO, A. J. A COBERTURA DO BNDES NOS GOVERNOS FHC E LULA: bases ortodoxas nas narrativas sobre privatizações e PAC. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 525-578, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p525.

SANTOS, W. DA S.; MEDINA, P. ORFANDADE EMOCIONAL: uma herança refletida nas salas de aula. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 634-657, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p634.

SANTOS, A. C. DE M.; PÊSSOA, M. T. R.; CAMPOS, M. DE F. H. METODOLOGIAS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR EAD: contribuições dos MOOCS. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 579-612, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p579.

SILVA, F. F. DA; ARAÚJO, A. F. N.; ROCHA, E. DE C. PROJETO REPÓRTER JUNINO E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DOS FESTEJOS JUNINOS EM AMBIÊNCIA DIGITAL: novos formatos, linguagens e saberes em rede. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 81-101, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p81.

SILVA, A. M.; RIOS, A. PROJETO RONDON: a experiência da UCB na cobertura jornalística. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 148-165, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p148.

SOUZA, P. C. L. DE. CINECLUBE ESPORTE E SOCIEDADE: cinema, comunicação e entretenimento em um projeto de extensão. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 197-222, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p197.

XAVIER, C.; VERNER, A. VALORES-NOTÍCIA E INTERNET: Um estudo exploratório sobre as notícias mais acessadas do portal aRede. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 438-462, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p438.

ZACARIOTTI, M. E. C.; SOUSA, J. L. DOS S. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p613.

ZUCULOTO, V.; BETTI, J. G.; CLASEN, B. H.; AGUIAR, G. G. DE. A RÁDIO PONTO UFSC NA COBERTURA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS: uma experiência de extensão articulada com ensino e pesquisa. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 39-62, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p39.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
FABBRI JÚNIOR, D.; ORMANEZE, F.; DEUS, S. DE; MORAES, N. R. DE; PORTO JUNIOR, F. G. R. EXTENSÃO EM JORNALISMO E COMUNICAÇÃO: diálogos por e entre saberes. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 27-38, 1 jul. 2019.