v. 6 n. 5 (2020): Life Stories in communication: from stereotypes to (the possibility of) humanization / Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização
As histórias de vida são, há algum tempo, defendidas por profissionais de mercado e pesquisadores da área de Comunicação como alternativa para os relatos tecnicistas e focados em estatísticas, que ocupam a maior parte das abordagens midiáticas. Dessa maneira, as narrativas centradas em personagens corresponderiam a uma forma de expressão da identidade e produziriam, como efeitos, a humanização e a representatividade de grupos. Costuma-se acrescentar ainda que a presença dessas histórias, quando retratam a diversidade, seria capaz de quebrar ou minimizar estereótipos.
Organização do Dossiê
Prof. Dr. Fabiano Ormaneze, Centro Universitário Metrocamp / Centro Universitário Anchieta, Brasil.
Prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior, Centro Universitário Salesiano de São Paulo /Centro Universitário Anchieta, Brasil.
Taxa de endogenia do número: 1% | Taxa de aceitação do número: 10% | Taxa de recusa do número: 90% (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)
Arquivamento permanente do número em:
Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)